54 views 7 mins

É possível iniciar um negócio com um investimento inicial relativamente baixo

em Manchete Principal
terça-feira, 16 de abril de 2024

Muitas pessoas desejam empreender, mas a falta de recursos financeiros pode parecer um obstáculo insuperável. Apesar de nunca ser fácil, é possível iniciar um negócio com um investimento inicial baixo. Para todas as opções de empreendimentos com baixo investimento, é importante fazer um planejamento e controlar o caixa, inclusive o capital de giro.

O economista e CFO da Zippi, Bruno Lucas, também ressalta que “para aumentar as chances de sucesso é preciso trabalhar com algo que se gosta, além de buscar informações sobre o público-alvo, entender a concorrência, controlar o caixa, investir em marketing e criar uma boa imagem para o negócio”.

Imagem: Goodboy_Picture_Company_CANVA

Abaixo estão algumas ideias e dicas valiosas sobre como montar um negócio com pouco dinheiro. Confira:

  1. – Artesanato – Transformar habilidades artísticas em uma fonte de renda pode ser uma opção viável para investir pouco e começar um negócio. Você pode vender velas aromáticas, difusores de ambiente, sabonetes artesanais, peças de crochê ou tricô.

E se não tiver conhecimento sobre como fazer esses itens, pode começar assistindo vídeo-aulas gratuitas em plataformas digitais, como o YouTube, antes de investir mais e começar a empreender oficialmente.

  1. – Assistência Técnica – Com o grande número de dispositivos eletrônicos em uso no Brasil, oferecer serviços de reparos pode ser uma oportunidade lucrativa. Investir em cursos de reparos e estabelecer parcerias com lojas pode garantir uma base inicial de clientes antes de investir mais em uma loja própria.
  2. – Jardinagem – A jardinagem é uma opção para aqueles que gostam de trabalhar ao ar livre. O investimento inicial é direcionado para a aquisição de máquinas e acessórios, bem como em algum curso que possa te ajudar a se aprofundar no manejo de algumas espécies. Um cultivo que voltou aos holofotes recentemente e que traz uma ótima rentabilidade é o kokedama, uma técnica de jardinagem oriental.

A técnica consiste na criação de pequenas esferas de solo cobertas por musgo, que se tornam um “suporte” capaz de abrigar diferentes espécies e dispensar o uso de vasos convencionais

Imagem: Ong-ad_Nuseewor_CANVA
  1. – Hospedagem para Pet – Se você ama animais de estimação e tem certa habilidade com eles, com um investimento de até R$ 5 mil, é possível montar um espaço de hospedagem para animais de estimação. Algumas plataformas, como a DogHero, podem fazer a ponte entre você e os tutores que precisam de alguém para cuidar dos seus bichinhos por determinados períodos de tempo.
  2. – Balões infláveis para festas – A personalização de itens de decoração, como balões infláveis, tem se mostrado uma tendência crescente. Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 3 mil, é possível adquirir os equipamentos necessários para iniciar esse tipo de negócio. E aí, é apostar nas redes sociais e no boca-boca para atrair a clientela.
  3. – Venda de alimentos ou doces e salgados para festas – Aqueles que possuem habilidades culinárias podem considerar a venda de alimentos via aplicativos de entrega. A opção de doces ou salgados para festas também é uma opção viável de negócio, e requer um baixo investimento.

Para começar, basta se cadastrar nas plataformas de entrega como um restaurante, e então começar a montar opções de cardápio. De início, ofereça menos opções para precisar manter um estoque menor de ingredientes, e vá adaptando conforme a demanda dos clientes, priorizando os itens que tem mais saída.

Imagem: ilkercelik_CANVA
  1. – Dê aulas particulares – Aproveitar habilidades específicas, como idiomas, música ou trabalhos manuais, para oferecer aulas particulares pode ser uma forma de transformar conhecimento em renda e requer um custo quase zero para começar. Sites como Superprof, o Profes, o Corujito e o Shapp aceitam professores de tudo.

O Liber pode ser uma solução para dar aulas de reforço escolar, o italki, o Preply e o Verbling, para ensinar idiomas (inclusive o português) e o Wimelo e o Musicasa são voltados para ensinar música pela internet, sejam aulas teóricas, de algum instrumento ou até de canto!

  1. – Produza e venda bijuterias – A revenda de bijuterias e acessórios de moda pode ser uma opção interessante para quem busca empreender com um investimento inicial relativamente baixo.

“Empreender com pouco dinheiro é possível, desde que sejam feitas escolhas conscientes e bem planejadas. Seja qual for a área de atuação escolhida, com criatividade e dedicação, é viável transformar um investimento inicial modesto em um negócio lucrativo e sustentável.

Além disso, as redes sociais podem ser uma ferramenta importante para o negócio alavancar. Independente do tamanho do investimento, saber divulgar o negócio nas redes vai fazer total diferença!”, finaliza o economista. – Fonte e outras informações, acesse: (https://zippi.com.br).