23 views 8 mins

Descobrindo a IA: primeiros passos e aplicações no dia a dia

em Manchete Principal
segunda-feira, 10 de junho de 2024

A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais popular, desde os filtros do Instagram e TikTok, as recomendações personalizadas na hora de escolher um filme nas plataformas de streaming, ou até remover o fundo indesejado de fotos. Por isso, a Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, ajuda a entender como essa tendência que veio para ficar pode auxiliar no trabalho, na escola ou a ser mais criativo e eficiente.

Imagem: peshkov_CANVA

Ayrton Neves, Diretor de Canais da Mercusys, resume que a IA é a capacidade de sistemas computacionais realizarem tarefas que normalmente só humanos poderiam fazer, como aprender, entender e interagir com o mundo ao nosso redor. “Depois que a OpenAI e outras iniciativas começaram a popularizar a IA, foi um grande salto neste universo.

Mas junto com essa tecnologia, também surgiram algumas preocupações, como questões de privacidade, viés nos algoritmos e o impacto nos empregos. Mas, no geral, a IA veio para facilitar nossas vidas”, completa.

. Chatbots Inteligentes – São como aquele amigo que sabe de tudo e mais um pouco, pronto para bater um papo e até ajudar naquele trabalho da faculdade, se preparar para provas ou te ajudar naquela pesquisa que levaria um tempão, mas com apenas uma pergunta você recebe todas as informações que precisava (e ainda pode pedir para resumir ou explicar em termos mais simples).

Imagem: Vertigo3d_CANVA

Os Chatbots como ChatGPT e Replika também te ajudam a praticar outros idiomas, desenvolver códigos de computação e muito mais. Quanto mais usa, mas ele entenderá sobre as suas preferências, sua forma de escrita, por exemplo, e quais resultados agradam mais.

Como usar – Acesse plataformas que oferecem Chatbots, e comece a interagir. Com alguns desses sistemas gratuitos como o popular ChatGPT e o Gemini oferecido pelo Google, você pode fazer perguntas por texto ou por comando de voz, solicitar ajuda na escrita e correção de textos, ou até mesmo pedir conselhos sobre temas variados e explicações simplificadas de temas complexos.

. IA para Produção de Imagens – São modelos de IA gratuito como o App DALL-E Mini e site gerador de imagem do Bing podem criar imagens a partir de descrições textuais, permitindo que você gere ilustrações, artes digitais e gráficos sem precisar de habilidades específicas em design gráfico. Isso te ajuda a criar desde um avatar com seu rosto até um logo, anúncios, ou até mesmo uma imagem de fundo para seu blog.

Como usar – Acesse essas plataformas mágicas que transformam palavras em imagens e descreva exatamente o que você procura, exemplo “garota, cabelo escuro e curto, sentada no banco da praça” e veja o resultado da sua criação.

. Remoção de Fundo em Imagens – Rápido e prático. Essa é para quando você quer fazer aquela montagem, mas não tem paciência para recortar a imagem ou os programas necessários. – Como usar – Acesse uma ferramenta online de remoção de fundo, como o exemplo da plataforma gratuita para uso pessoal Erase.bg, ou até mesmo direto no celular como no caso de alguns aparelhos que já vem com essa função, carregue a imagem desejada e deixe que a IA processe e isole o objeto principal, removendo o fundo.

. Assistentes Virtuais Inteligentes – Como Google Assistant, Siri e Alexa utilizam IA para realizar tarefas e responder a comandos de voz. Eles fazem de tudo, desde lembrar do aniversário de alguém até tocar aquela playlist para animar o seu dia, criar listas de compras, lembrar compromissos, informar temperatura, interagir em jogos, e responder cálculos e muito mais.

imagem: GOCMEN_CANVA

Como usar – Os assistentes virtuais começaram a se popularizar há um tempo, mas foi apenas depois da pandemia que eles se tornaram quase parte da família. Com eles a interação é garantida, a única coisa necessária é escolher a assistente de preferência, seguir as instruções e pronto, você já pode conversar tranquilamente.

. IA para Aprendizado de Idiomas – Aplicativos como Duolingo usam IA para fornecer cursos de idiomas personalizados. Eles adaptam as lições ao progresso e ao desempenho do usuário, tornando o aprendizado mais eficaz e dinâmico. Assim você pode aprender em um ritmo exclusivo para a sua forma de aprendizado. – Como usar – Baixe um aplicativo de aprendizado de idiomas que utilize IA. Crie sua conta, estabeleça suas metas e deixe a IA cuidar do resto enquanto você se torna um poliglota.

. IA para Edição de Vídeo – Ferramentas online, como a AI video editing ou o Fliki, utilizam IA de forma gratuita para facilitar a edição de vídeos, oferecendo recursos como corte automático, adição de transições, aplicação de filtros e até mesmo criação de legendas automáticas. – Como usar – Faça o upload do vídeo que deseja editar, escolha as opções que deseja e deixe a IA ser seu editor-chefe.

. IA para Tradução de Texto – Se você já se viu em apuros tentando entender aquele menu em uma língua estrangeira, relaxe, esses serviços traduzem qualquer coisa em um piscar de olhos. – Como usar – Insira o texto que deseja traduzir, selecione os idiomas de origem e para qual você gostaria que fosse traduzido, e obtenha a tradução instantânea. O Google Tradutor, por exemplo, permite que você insira a imagem e documentos que deseja e traduza o conteúdo na língua que preferir, criando uma nova arte ou texto com uma língua diferente.

Essas plataformas não apenas simplificam processos, mas também incentivam a criatividade e a inovação, permitindo que qualquer pessoa explore novas áreas e alcance resultados profissionais com apenas alguns cliques. À medida que continuamos a avançar nesta era digital, aumenta o potencial da IA em tornar o nosso cotidiano mais prático em tarefas complexas. – Fonte e mais informações: (https://www.mercusys.com.br).