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Como evitar falhas na gestão empresarial

em Manchete Principal
quarta-feira, 14 de abril de 2021

Francisco Barbosa Neto (*)

Iniciar um negócio próprio e sustentá-lo não é uma tarefa fácil, visto que nós, brasileiros, não fomos educados para empreender e, portanto, ficamos suscetíveis a falhas na gestão empresarial. Desde pequenos recebemos estímulos contrários quando tentamos caminhar com as próprias pernas, sendo criticados por nossos erros e desencorajados a arriscar-nos em território desconhecido.

Além disso, não aprendemos finanças na escola nem em casa. Portanto não sabemos quanto, quando, como e porque ganhamos e gastamos. Conheça os 9 pilares da gestão empresarial e como evitar as falhas nos negócios:

  1. – Aprenda a evitar falhas na gestão empresarial – Admitir essa dificuldade cultural nos ajuda a compreender em quais pontos precisamos melhorar e buscar ajuda para identificar nossas habilidades naturais e conseguir controlar nosso negócio. É importante buscar informações e compreender os conceitos básicos de finanças desde o princípio para evitar problemas futuros.

Considere que a empresa é uma organização viva, composta por mente, corpo e espírito. Então utiliza recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e tempo para produzir e/ou comercializar com o objetivo de gerar lucro, liquidez, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.

  1. – Planeje e torne seus sonhos possíveis – Todo ser humano tem sonhos e a capacidade de transformá-los em combustível para as realizações. Para tanto, é preciso analisar as oportunidades, os riscos e ameaças da empresa a curto, médio e longo prazo. Elabore um plano de negócios, para verificar a viabilidade financeira, o mercado, a concorrência e estabelecer um diferencial competitivo.
  2. – Deixe de ser centralizador – O empresário que tenta resolver os problemas da empresa sozinho, sem delegar funções e dividir a responsabilidade com seus colaboradores, dificilmente conseguirá prosperar em seu negócio. Isso porque cada um se destaca por um determinado dom e tem qualificações específicas para contribuir em áreas diferentes. O aproveitamento adequado dessas habilidades levará a empresa a obter resultados mais efetivos.
  3. – Desenvolva seus colaboradores – Para que os funcionários tenham uma visão adequada do negócio e sejam produtivos, é importante compreender quais são os seus sonhos, ajudá-los a identificar suas aptidões, direcioná-los para as funções adequadas ao seu perfil e, principalmente, perceber como gostam de servir pessoas. Assim eles terão oportunidade de desenvolver suas habilidades, adquirir confiança e estima, além de descobrir o caminho para a autorrealização.

Ofereça treinamentos para desenvolver na equipe a capacidade de aprender fazendo. Disponibilize procedimentos para evitar que os funcionários executem tarefas conforme seu julgamento pessoal. Estabeleça métodos efetivos de avaliação de seu desempenho. Crie um programa de participação nos resultados. E estimule o trabalho em equipe.

  1. – Valorize seu cliente – Quando uma pessoa entra em um estabelecimento para comprar determinado produto, geralmente não está procurando o artigo em si, mas resolver um problema, necessidade ou desejo. Por isso é muito importante entender o que a pessoa espera e oferecer a solução mais adequada.
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Outra questão importante para ter um bom retorno em seu negócio, é conhecer quais são os seus clientes fiéis. Estes correspondem a 40% a 60% da sua venda, e se concentrar naqueles que proporcionam mais margem bruta (preço – custo). Geralmente 20% dos clientes representam 80% da margem bruta.

  1. – Aceite seus erros – Geralmente quando um empresário enfrenta uma crise financeira em seu negócio tende a ficar na defensiva, sendo muitas vezes paralisado pelo medo de enfrentar o problema. Mas é preciso compreender que os erros fazem parte do processo de crescimento e, portanto, devem ser encarados como aprendizado. Portanto, busque orientações, escute quem tem mais experiência e faça um comparativo com a sua vivência. Então tire suas próprias conclusões e não tenha medo de agir.
  2. – Conheça os números do seu negócio – É característica do empresário brasileiro fugir de termos do mundo das finanças como Planejamento Orçamentário, Fluxo de Caixa, Demonstrativo de Resultados, Balanço Patrimonial, Ponto de Equilíbrio, Margem de Contribuição e Precificação. Mas são esses os números mágicos do seu negócio.

Eles refletem o resultado das decisões tomadas e servem de parâmetro para identificar os problemas e as alternativas para solucioná-los. Por isso, é imprescindível que o empresário encare os números como seus aliados e aprenda a utilizá-los a favor do seu negócio.

  1. – Controle seu estoque – Cada empresa tem uma necessidade diferente em seu estoque e nem sempre o empresário o controla adequadamente. Então se gasta muito com produtos sem rotatividade e faltam os mais procurados, comprometendo as finanças e impactando nas vendas.

Portanto, verifique qual é a rotatividade média dos produtos de sua empresa, acompanhando de perto o giro de estoque, descubra qual é o estoque mínimo necessário, saiba qual é o custo do produto vendido, conheça a margem de contribuição unitária de cada produto, tenha controle dos pedidos de compra, datas de pagamentos dos fornecedores e mantenha um estoque de segurança.

  1. – Garanta uma informação precisa – Para uma administração adequada dos recursos da empresa, conte com um bom sistema de gestão. Sendo assim, antes de optar por um sistema específico, faça um mapeamento de todo o processo do negócio para dimensionar o mais adequado.

Procure uma ferramenta que melhor indique situações críticas com antecedência, visto que a informação adequada no momento certo garantirá o retorno do seu investimento.

(*) – Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI, com curso de especialização em Administração, Finanças e Qualidade, é Founder/CEO da Projeto DSD Consultores e criador da plataforma Fluxo de Caixa Online.