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Colômbia é um dos mercados de maior potencial para negócios brasileiros

em Manchete Principal
sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Brasil está entre os cinco principais fornecedores de produtos para o país latino, representando mais de 7% das importações colombianas – atrás apenas de EUA e China. Projeto de exportação personalizado pode ser a chave para expansão dos negócios e aumento de resultados.

Mesmo com um cenário econômico desafiador em todo o mundo, a atuação das empresas locais no mercado externo é uma possibilidade de expansão e, consequentemente, de melhores resultados, desde que seja um processo planejado. E quando se fala em cruzar fronteiras, as oportunidades não precisam, necessariamente, atravessar oceanos. A Colômbia, por exemplo, é uma nação com um grande potencial para os negócios brasileiros. “Aumentar o market share de um mercado já conquistado pode ser uma estratégia de crescimento se amparada por estudos e perspectivas qualificadas”, comenta Sheyla Patrícia Pereira, diretora executiva da Father & Company Brasil.

De acordo com o governo federal, em 2022 o país exportou US$ 286,683 bilhões para a Colômbia, sendo o terceiro maior fornecedor de produtos para o país latino (atrás somente de EUA e China) e responsável por 7,1% das importações colombianas. Historicamente, a maior parte das exportações do Brasil para a Colômbia são de produtos manufaturados, incluindo veículos automotores e suas peças, produtos de plástico, metalúrgicos e químicos orgânicos. Além desses, outros itens como calçados e artigos têxteis também se destacam naquele mercado.

Imagem: lemaret_pierricks_Images_CANVA

“Existe um campo muito vasto a ser explorado na Colômbia, que favorece empresas brasileiras dos mais variados portes. Especialmente em relação ao setor automotivo, o acordo bilateral que concede isenção de imposto na importação de até 50 mil veículos por ano tem impulsionado a exportação local. O país também está testemunhando um crescimento significativo nas vendas de veículos híbridos e elétricos, especialmente aqueles produzidos no Brasil. Assim, as montadoras estão explorando estratégias para expandir ainda mais suas operações de exportação neste mercado em crescimento”, afirma Thiago Raitez, diretor comercial da Father.

Calçadista e têxtil
A Colômbia está em quarto lugar entre os destinos das exportações de calçados do Brasil – e a competitividade de preços é um grande atrativo. Somente no primeiro semestre deste ano, as empresas colombianas compraram quase US$ 6 milhões em componentes calçadistas brasileiros, registrando um aumento de mais de 30% em comparação com o mesmo período de 2022.

No ranking têxtil, o Brasil também está em quarto lugar entre os maiores fornecedores da Colômbia – e a integração da cadeia têxtil e de vestuário nacional, que abrange desde a produção da matéria-prima até o produto final, é uma referência para o país latino. O segmento é economicamente estratégico para a Colômbia e integra o Programa de Transformação Produtiva do governo. Empresas colombianas estão gradualmente adotando medidas sustentáveis em suas produções, incluindo o uso de tecidos ecológicos. Embora essa mudança ainda esteja em progresso, representa uma oportunidade para empresas brasileiras que seguem práticas sustentáveis, aumentando as chances de entrar naquele mercado.

Imagem: Starcevic_Images_CANVA

Expansão de negócios locais
Diversos fatores contribuem para a ampliação da presença brasileira na economia colombiana – entre eles, a logística e a proximidade cultural entre os países. Com vistas na amplitude daquele mercado, a Father & Company Brasil atua na busca de novos canais de vendas e também no fortalecimento da presença daqueles que já estão no mercado internacional – tudo baseado em uma metodologia exclusiva.

“Apostar em um projeto de exportação sob medida pode ser a chave para expandir negócios globalmente e aumentar os resultados. Ter mapeado quais são os fatores competitivos da empresa e em que esferas eles podem ser absorvidos faz toda a diferença no desempenho interno e externo”, explica Sheyla.

O programa inclui uma análise de mercado internacional, identificando oportunidades e ameaças; um plano de exportação estratégico adaptado às metas e recursos da empresa; parcerias estratégicas, que podem impulsionar a presença e credibilidade no país vizinho; suporte operacional e métricas de sucesso global, com acompanhamento durante todo o processo e o retorno sobre o investimento (ROI). “É um trabalho personalizado, que considera todas as particularidades do negócio para que cada passo seja bem executado e proporcione a solidez que se espera em um processo de internacionalização”, reforça o diretor comercial da Father.