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Centros de distribuição: por que eles são o braço direito de uma empresa?

em Manchete Principal
quinta-feira, 19 de agosto de 2021

É possível afirmar que a área de logística é um dos setores mais difíceis de serem geridos em um negócio. Por isso, é comum encontrar empresas que associam tanto o seu sucesso, quanto suas falhas ao setor, podendo encontrar em um centro de distribuição, a grande solução para sua rotina diária. Associado a ações tecnológicas, os centros de distribuição têm o poder de oferecer consideráveis melhorias no quesito agilidade e produtividade das empresas, aumentando as chances de satisfação dos clientes.

Também chamado de CD, o centro de distribuição nada mais é do que um espaço físico que tem como finalidade armazenar, despachar e gerir os produtos de determinada empresa, focando exclusivamente no processo. De uma maneira resumida, é possível compreender o centro de distribuição como um ambiente que tem como única função cuidar dos objetos da empresa, desde o recebimento até separação e envio.

Imagem: gaspr13

Seu maior objetivo é transformar o processo de distribuição em algo mais ágil, promovendo a melhor experiência possível do cliente, que terá suas encomendas em mãos em muito menos tempo. Para que um centro de distribuição possa ser bem gerido e traga os resultados esperados, é preciso investir em bons profissionais, boa tecnologia e compromisso com cada um dos procedimentos realizados, como:

. Recebimento – Por se tratar da primeira parte do processo, o momento do recebimento é considerado um dos mais importantes e também a base de todos os outros processos de um CD. É o momento onde os times especializados passam a esvaziar os caminhões e carros nas docas de descarga, conferindo cada uma das cargas e também das documentações.

. Movimentação – Logo após a entrada de cada produto no centro de distribuição, é necessária a movimentação correta e ágil dos itens dentro da unidade. De uma maneira geral, é muito comum encontrar centros que estão localizados em grandes galpões logísticos, e por isso, dependem de excelente estratégia para realização de movimentação interna, sem prejudicar os produtos e nem as ações de limpeza e transferência que podem ocorrer entre maquinários e docas.

. Armazenamento – Sendo uma das fases mais importantes durante o processo, o armazenamento ocorre de maneira dinâmica e necessita de cuidado redobrado. Cada produto necessita de um cuidado especial, e tem um tempo máximo para ficar parado, exigindo boas práticas para que nada seja perdido. Esse momento é crucial para que o foco principal de um CD não se perca: a agilidade. Os produtos precisam ser levados o mais rápido possível para os clientes, não devendo ficar parados por muito tempo na fase de armazenamento.

. Separação – A separação é considerada o último processo em que o CD tem controle total sobre procedimentos e produtos. Ela representa o momento em que as peças deixam a fase de armazenamento e são preparadas para envio, necessitando assim, de maior atenção para que sejam evitados erros, possíveis retrabalhos ou reclamações.

. Expedição – A fase de expedição é o momento final, onde o item é enviado ao cliente e pode ser realizado pela própria empresa ou de maneira terceirizada, mas sempre de forma estratégica para agilizar o processo.

Imagem: Maxian

Dentre os muitos benefícios oferecidos por um centro de distribuição, é importante citar mais uma vez, que uma boa estratégia na área de logística de uma empresa pode ser a responsável pelo sucesso e até mesmo pelo fracasso das operações. Isso ocorre, pois é somente a partir de um procedimento centralizado, organizado e muito bem planejado que os objetos serão recebidos, armazenados, separados e entregues de maneira rápida e preservada aos clientes. Além disso, ainda é possível citar outras vantagens do CD, como:

Centralização de estoque: entregas e recebimentos todos no mesmo lugar, facilitando o processamento.

Maior controle sobre cada um dos procedimentos: redução de perdas e de maiores problemas, considerando que todos os processos são realizados no mesmo lugar e sob o mesmo cuidado.

Maior gestão de sazonalidade: com um melhor controle de estoque, é muito mais simples prever entradas e saídas, associar a datas e necessidades, evitando surpresas desagradáveis.

Redução considerável de custos: com fretes diferentes em diferentes regiões, o combustível e as operações sairiam a um preço muito mais elevado do que um CD oferece com previsibilidade e controle em um único ponto.

Se os centros de distribuições em si, já são vantajosos para as empresas, quando são equipados com tecnologia de ponta podem se tornar grandes aliados para melhores resultados. Além disso, CDs que investem em novas tecnologias oferecem maiores chances contra a concorrência e melhores feedbacks dos clientes. Entre as novas soluções para a área, algumas se destacam, como:

. Caminhões com sistema de inteligência – Câmbios e frenagens automáticas, radares com detectores de veículos e obstáculos, além de sistemas que gerenciam todos os seus processos são capazes de aumentar consideravelmente a vida útil dos veículos, reduzindo gastos e aumentando sua segurança.

. CRM ou Costumer Relationship Management – Software voltado para gestão de relacionamento com o cliente, salvando seus dados e garantindo que as informações mais importantes fiquem salvas e sejam úteis nos momentos certos.

Imagem: Kzenon

Com esse tipo de tecnologia é possível se antecipar, prevendo as necessidades de cada cliente e oferecendo exatamente o que ele precisa, melhorando sua experiência.
Além disso, ele também favorece o acompanhamento de potenciais clientes (leads) e promove a melhora da comunicação geral entre a equipe de vendas e os gestores.

. WMS ou Warehouse Management System – Software responsável pela gestão inteligente de equipamentos, espaço e estoque, facilitando a localização de produtos, gerando ainda informações essenciais sobre os produtos estocados e reduzindo custos.

Vale muito a pena investir em um centro de distribuição, principalmente quando ele pode ser equipado com ferramentas tecnológicas capazes de potencializar suas vantagens e bons resultados. É o tipo de investimento que gera retorno para a empresa, satisfação para o cliente e promove a certeza de uma boa estruturação de negócio. – Fonte e outras informações: (www.diskgalpoes.com.br).