92 views 3 mins

BNDES: decisão da CVM não muda voto do banco em ação contra irmãos Batista

em Manchete Principal
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
Caso os acionistas aprovem, os atuais administradores terão que se afastar do comando da companhia, hoje presidida por Wesley Batista.

Caso os acionistas aprovem, os atuais administradores terão que se afastar do comando da companhia, hoje presidida por Wesley Batista.

Rio – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai manter sua estratégia para a assembleia geral extraordinária (AGE) da JBS, marcada para hoje (1), afirmou a diretora da área de Mercado de Capitais do banco, Eliane Lustosa. Segundo ela, a decisão do colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de não se manifestar sobre o suposto impedimento de voto dos irmãos Batista na reunião de acionistas não muda a intenção de voto já tornada pública pela instituição de fomento.
“O nosso foco é que a decisão na assembleia seja no melhor interesse da empresa”, disse a jornalistas após participar do InfraInvest, no Rio. No dia 14 de agosto, o BNDESPar, braço de participações do banco, que detém 21,3% do capital da JBS, divulgou nota com sua intenção de voto. Entre outros pontos, declarou que votará favoravelmente à promoção de ação de responsabilidade civil pela JBS contra o administrador Wesley Mendonça Batista e os ex-administradores Joesley Mendonça Batista, Florisvaldo Caetano de Oliveira e Francisco de Assis e Silva, por prejuízos causados ao seu patrimônio em razão dos atos ilícitos confessados no âmbito do acordo de colaboração premiada
A BNDESPar vai votar contra a revisão do aumento da remuneração anual dos administradores do frigorífico. Eliane Lustosa reforçou o papel do BNDES de induzir as boas práticas de governança corporativa em empresas investidas. “Enquanto estou em um projeto, tenho a obrigação, enquanto gestor de recursos públicos, de acompanhar as boas práticas”, disse, explicando que em seu voto o banco enumera o que considera ser essas melhores práticas no caso da JBS.
A assembleia marcada para hoje foi convocada a pedido da BNDESPar, na condição de acionista detentor de mais de 5% do capital social da JBS. De acordo com Eliane, alguns investidores demonstraram a disposição de apoiar a proposta do banco de fomento. Caso os acionistas aprovem a adoção de uma ação de responsabilidade, os atuais administradores eventualmente processados terão que se afastar do comando da companhia, hoje presidida por Wesley Batista (AE).