77 views 3 mins

Base aliada e oposição divergem sobre retomada de votações no Congresso Nacional

em Manchete Principal
segunda-feira, 22 de maio de 2017
A oposição fará “tudo o que estiver ao seu alcance” para impedir os trabalhos e “exaurir a base”.

A oposição fará “tudo o que estiver ao seu alcance” para impedir os trabalhos e “exaurir a base”.

O andamento das votações previstas para esta semana no Congresso Nacional vai servir como termômetro para mostrar se a reunião entre o presidente Michel Temer, ministros e parlamentares da base aliada surtiu efeito. No encontro, como resposta à crise, Temer pediu que todos trabalhem normalmente. Na manhã de ontem (22), o deputado Danilo Forte (PSB-CE) defendeu a retomada da agenda de reformas no Legislativo, apesar de seu partido ter decidido no último sábado (20) deixar a base de apoio ao governo.
Forte adiantou que deve apresentar esta semana um projeto que prevê a criminalização de empresários envolvidos em casos de corrupção. O líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), também disse que a intenção da base aliada é tocar os trabalhos na Casa. Ressaltou que seu partido só vai tomar qualquer decisão a respeito de continuar ou não na base do governo depois da decisão do STF sobre o prosseguimento do inquérito aberto para investigar Michel Temer. Já a oposição não concorda com a manutenção da agenda de votações das reformas, entre elas a trabalhista e a da Previdência.
O deputado Alessandro Molon (Rede – RJ) declarou que a oposição fará “tudo o que estiver ao seu alcance” para impedir os trabalhos e “exaurir a base”. Para ele, a dissolução da base do governo é uma questão de tempo e não há matéria no Congresso que deva ser votada antes da eventual instalação da comissão de impeachment de Temer, caso algum dos pedidos protocolados até agora seja aceito pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Desde a última quarta-feira (17), o Congresso teve atividades suspensas ou canceladas e não votou nenhuma medida. Até a manhã de ontem, a secretaria da Mesa da Câmara registrou 12 pedidos de impedimento do presidente Temer, nove deles apresentados na semana passada. A OAB deve protocolar outro pedido ainda esta semana, conforme decisão do conselho da entidade, tomada no sábado, que entendeu que Temer cometeu crime de responsabilidade.
Apesar de defender a suspensão dos trabalhos, a oposição tem interesse em um projeto em tramitação na Câmara, a proposta de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), que acaba com a possibilidade de escolha do presidente interino pelo Parlamento (ABr).