Thiago Souza (*)
As condições do mercado são cada vez mais otimistas para os empresários que possuem uma loja virtual. E os números do e-commerce ajudam a compreender isso. De acordo com dados levantados pela Webshoppers, o comércio eletrônico cresceu em 12% o faturamento no ano de 2018. Com isso, o acréscimo nas vendas corresponde à movimentação de R$ 53,2 bilhões somente no ano passado.
Além do aumento no número de vendas fechadas, o mercado do comércio eletrônico também vem mostrando novas tendências para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Entre essas tendências estão o uso do mobile, atendimento omnichannel, assistentes virtuais, páginas responsivas, inteligência artificial e a automação de processos.
Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível automatizar diversas rotinas – tanto no atendimento ao cliente quanto em atividades internas. Neste artigo vamos compreender o impacto que essa automação possui na sua loja virtual.
. Os benefícios da automação na loja virtual – A automação é uma possibilidade muito explorada por organização de todos os setores ao longo dos últimos anos. E o mercado do comércio eletrônico não ficou de fora dessa tendência. São inúmeras as atividades que podem ser automatizadas com auxílio de soluções digitais. O objetivo da automação é bem simples: otimizar o uso de tempo e recursos de uma empresa.
Em vez de depender do esforço humano para realizar determinada tarefa, é possível garantir que um software realize automaticamente – simplificando os processos da empresa. Todo o processo de compra em uma loja virtual já pode ser automatizado. Quando um cliente entra na sua página, adiciona produtos no carrinho e realiza o pagamento, não é necessário que exista um atendente online para receber esse pedido de compra, não é?
Todo esse processo ocorre de forma automática e você precisa somente processar o pedido para garantir a entrega ao seu consumidor. Porém, a possibilidade de automação chega a diversas outras áreas da loja virtual. Você pode automatizar a gestão do estoque, controle financeiro, ações de marketing, gestão de pessoas, tirar dúvidas de clientes, recolhimento de tributos, entre várias outras ações.
Como benefício, você ganha em produtividade em todas essas tarefas. Além disso, ainda pode reduzir custos, diminuir as chances de erros, melhorar a experiência do cliente e aumentar os resultados financeiros conquistados.
. Processo de pagamento de compras – O consumidor deseja praticidade no momento de comprar em uma loja virtual. Por outro lado, a empresa precisa garantir que a operação seja segura – afinal, estamos falando de dados sigilosos. Uma ótima forma de otimizar o processo de pagamento de compras é com a automação por meio de robôs ou scripts.
. Controle do Estoque – O gerenciamento de estoque é fundamental para uma loja virtual. Ter informações sempre atualizadas permite que você faça novos pedidos a fornecedores quando necessário e evite vender mercadorias que estão em falta para os clientes. Com o uso de uma solução digital é possível automatizar o controle do estoque. Ou seja, as informações são automaticamente atualizadas com base nas operações realizadas – seja de compra de fornecedores ou venda para consumidores.
. Ações de Marketing – Existe um vasto mundo de automação do marketing digital que pode ser explorado: envio automático de e-mail com base nas ações realizadas pelo público, exibição de anúncios personalizados a partir do comportamento do usuário, gerenciamento de leads no funil de vendas, entre outras possibilidades.
. Atendimento ao Cliente – Além de executar ações de marketing, você também pode atender o cliente com mais eficiência usando a automação. Já existem aplicativos chatbots que podem ser facilmente configurados para responder automaticamente às mensagens recebidas – seja nas mídias sociais, Whatsapp ou na página de seu ecommerce.
. Recolhimento de Tributos – O Brasil possui um sistema tributário muito complexo, o que pode gerar dificuldades para as lojas virtuais. Cada operação realizada gera a necessidade do recolhimento dos tributos – além da realização das obrigações acessórias exigidas por lei. Porém, o recolhimento de tributos é outra das atividades que podem ser automatizadas para garantir mais praticidade.
Em vez de fazer esse processo manualmente, existem soluções digitais que calculam e pagam automaticamente os tributos que a sua empresa deve.
. Automatização do recolhimento de tributos – Promover a automação fiscal na sua loja virtual permite que você tenha mais eficiência no recolhimento de tributos. E softwares como o da Dootax, possui a solução ideal para o cumprimento das obrigações tributárias com mais praticidade e segurança.
Em vez de apurar manualmente os tributos em cada operação realizada, as soluções Dootax otimiza através do uso de RPA (robotic process automation).Os benefícios proporcionados incluem facilidade, agilidade e segurança, garantindo o compliance fiscal.
(*) – É head de marketing e co-fundador da Dootax (www.dootax.com.br).