469 views 3 mins

O mundo é digital e colaborativo

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 27 de maio de 2021

Você ainda acredita em meritocracia e competição? Sim, elas existem e ainda fazem parte do mercado, mas fico muito feliz em dizer que o desafio agora é outro: estamos entrando na era colaborativa, em que todos participam e contribuem de acordo com suas possibilidades. E adivinha só: os resultados de projetos colaborativos são, via de regra, absurdamente maravilhosos.

Para enxergar essa nova era e fazer parte dela, você precisa desenvolver um olhar integrativo, que enxerga através do óbvio. Esse olhar transforma competidores em parceiros, fornecedores em colaboradores, e clientes em fãs. Mas para chegar lá você precisa mudar seus paradigmas: enxergar oportunidades onde seu olhar anterior somente enxergaria concorrência, enxergar desafio onde antes você somente enxergaria problemas.

O mundo digital já vem nos ensinando a enxergar essa colaboração: ela vem através dos links que colocamos em nosso site, que nos ajudam a aumentar nossa relevância e autoridade quanto mais compartilhamos links com parceiros que fazem sentido para nosso setor e atividade.

O aprendizado é o mesmo para quando marcamos pessoas em nossos posts. Os posts de maior engajamento nas plataformas de redes sociais são aqueles em que marcamos quem esteve conosco, já percebeu? É aí que o milagre da multiplicação reside, em que dez viram cem, e cem viram mil. Inclusão, parceria e colaboração são ferramentas digitais.

E se funciona no digital, é claro que funciona no analógico também. Nesse mundo híbrido, phygital, que estamos construindo, nada supera a força das parcerias. Tome como exemplo os grandes sites que viraram marketplace, abraçando os pequenos produtores e distribuidores. Tudo é possível, só depende da visão que adotamos. Olhe para seus clientes, seus fornecedores e sua concorrência e busque novas formas de agrupar o que hoje você enxerga como conflitos, barreiras ou problemas.

O mundo colaborativo é um mundo muito mais prazeroso de ser habitado. Ele constrói relações prósperas baseadas no ganha-ganha. Ele valoriza o fortalecimento do conjunto, a criação de comunidades. Mude seu olhar. Aceite o desafio que o momento atual nos impõe e mude seu jeito de fazer negócios.

Com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University, uma universidade americana que forma profissionais para a indústria criativa global.