97 views 10 mins

As maiores vantagens da diversidade etária nas empresas

em Manchete Principal
domingo, 21 de agosto de 2022

A diversidade etária é um fator que vem sendo cada vez mais debatido em empresas ao redor do mundo e o Brasil não fica de fora. Em países da Europa, como Portugal, o envelhecimento populacional é uma questão que chama atenção para a necessidade de substituição de mão de obra no país e o Brasil não fica muito para trás.

Levantamentos do IBGE indicam que até o ano de 2060, aproximadamente 25% da população brasileira terá mais de 65 anos, enquanto estudos da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia apontam que a quantidade de pessoas com mais de 65 anos que trabalham com carteira assinada aumentou 43% entre 2013 e 2017.

Tais dados são apenas um reflexo do processo de envelhecimento da população brasileira, que é uma realidade que obriga as empresas a repensar modelos de contratação de funcionários. Organizações que optam por aumentar a diversidade etária de seus funcionários tendem a se beneficiar muito da troca de experiências e conhecimentos entre diferentes gerações.

. Diversidade etária: o que é? – É um conceito simples: trata-se da capacidade de contratar e gerenciar colaboradores de várias idades diferentes, admitindo uma maior diversidade geracional entre os funcionários da empresa.

Objetiva promover a diversidade etária nas organizações tornando o ambiente de trabalho mais rico em termos de conhecimentos, troca de experiências e possibilidades de aprendizagem. Integrar profissionais que são parte de diferentes gerações contribui muito para o crescimento e para o desenvolvimento profissional de todos.

. Os desafios de promover a diversidade etária nas empresas – Se você trabalha em áreas relacionadas ao departamento de Recursos Humanos, ou com gestão de pessoas, provavelmente já sabe que a idade dos trabalhadores pode ser um fator que gera preconceito no momento das contratações, especialmente quando falamos de pessoas mais velhas que tentam entrar no mercado de tecnologia.

Um levantamento da Infojobs apontou que os profissionais que têm mais de 40 anos enfrentam dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho, pois são menos familiarizados com ferramentas e processos tecnológicos, além de serem associados com “maiores gastos” para a empresa. Essa realidade traz uma barreira a mais para os profissionais mais velhos que precisam se manter no mercado e permanecer sempre atualizados nas novas tecnologias e processos que fazem parte do dia a dia de trabalho de várias organizações.

Ao contrário do que acontece com jovens adultos, muitos profissionais mais velhos nunca tiveram contato com sistemas e softwares que são usados nas empresas, o que pode torná-los “menos atrativos” nos processos seletivos. No entanto, quando falamos em contratar profissionais de diferentes idades, temos que ter em mente o seguinte: tudo é questão de aprendizado. É preciso lembrar que, independentemente da idade, todos têm a capacidade de desenvolver novas habilidades.

. Quais são as vantagens da diversidade etária nas empresas? – As empresas que apostam na diversidade etária entre seus colaboradores têm muito a ganhar em termos de conhecimento, capital intelectual e desenvolvimento de talentos. Embora existam barreiras de entrada para os profissionais mais velhos, o mercado de trabalho que abre os braços para estes trabalhadores tende a se desenvolver de forma próspera.

Veja a seguir alguns dos benefícios em ter uma empresa com profissionais de diversas idades:

  1. – Aproveita-se do melhor das gerações – Enquanto profissionais mais jovens têm muita energia, curiosidade, familiaridade com tecnologias e vontade de aprender, os trabalhadores mais velhos agregam muito com inteligência emocional, experiência de mercado e paciência para aprendizado, o que promove trocas riquíssimas entre todas as gerações.
  2. – Melhora a criatividade e o desempenho das equipes – Equipes com diferentes experiências e visões de mundo são, consequentemente, muito mais plurais do que aquelas em que todos têm a mesma idade e as mesmas vivências. Justamente por isso, a diversidade etária está ligada diretamente com a melhoria de processos criativos, graças à diversidade de repertórios, e com uma maior facilidade na tomada de decisões.
  3. – Assegura maior responsabilidade social – Empresas que estimulam a contratação de funcionários de diferentes gerações atuam diretamente com a responsabilidade social, pois estão se preparando para o futuro do trabalho.

Estimativas do IBGE indicam que até 2050 haverá mais idosos do que jovens no mundo, o que abre nossos olhos para a necessidade de políticas e iniciativas que assegurem o trabalho digno tanto para a população jovem, quanto para a população mais velha.

Contratar profissionais de diferentes gerações é uma forma de se adequar ao futuro do trabalho e tornar a capacitação de profissionais mais velhos uma constante no mercado de trabalho.

  1. – Elimina o preconceito etário – Da mesma forma que profissionais mais velhos encontram barreiras no mercado de trabalho por conta da idade, o preconceito etário também pode acontecer com profissionais mais jovens. Há gestores que optam por não investir no desenvolvimento profissional de trabalhadores com pouca experiência e isso pode fazer com que a empresa perca grandes talentos que só precisam ser lapidados.

A diversidade etária elimina tanto o preconceito com profissionais mais velhos, quanto a falta de comprometimento com a capacitação de profissionais jovens, reunindo todos em prol do desenvolvimento profissional e dos negócios.

  1. – Fortalece a imagem da empresa e a marca empregadora – Empresas que prezam pela diversidade etária em seu quadro de funcionários são vistas com muito prestígio pelos trabalhadores, pois constroem sua reputação baseadas na oferta de oportunidades para diversos trabalhadores e no compromisso com a capacitação profissional.

Tais fatores tornam a empresa mais atrativa e mais competitiva no mercado de trabalho, fortalecendo a marca empregadora e atraindo muitos talentos.

  1. – Como seu RH pode gerenciar a diversidade etária? – “Uma vez que as empresas entendem o quanto a diversidade de gerações pode ser boa para os negócios, o departamento de RH tem um papel fundamental em promover e administrar as diferentes demandas de um quadro de funcionários tão plural”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de departamento pessoal.

Em primeiro lugar, é importante que os gestores de RH tenham políticas muito bem definidas de inclusão de profissionais mais velhos nos processos seletivos, com diretrizes claras de que a idade dos trabalhadores não influencia no desempenho.
Recrutar talentos de diferentes idades e origens amplia muito os horizontes de contratação e estimula a inovação dos negócios. Esse passo é fundamental para a criação de boas equipes.

Em seguida, é preciso entender o perfil dos times que são montados: quais são os talentos de cada um? Quais são os conhecimentos que podem ser compartilhados entre os colaboradores? Quais são os treinamentos que a empresa pode oferecer? Tudo isso ajuda a criar planos de ação que integram os profissionais.

Por fim, é preciso investir em soluções que organizam as rotinas e facilitam o dia a dia dos trabalhadores, independentemente da idade de cada um. Um RH que constrói sua estratégia de gestão de pessoas com o apoio de soluções simples e práticas é capaz de potencializar os mais diversos talentos. – Fonte e outras observações, acesse: (https://www.mywork.com.br/).