172 views 8 mins

A nuvem se tornou essencial para acelerar as iniciativas dos negócios digitais

em Manchete Principal
segunda-feira, 04 de outubro de 2021

Jan Aril Sigvartseen (*)

O online tornou-se um modo de vida. Essa nova realidade está criando oportunidades de negócio significativas. Mas, para melhorar os resultados de negócios digitais, os líderes comerciais devem reestruturar seus modelos de negócios para serem mais ágeis. Isso proporcionará mais personalização e experiência simplificada aos clientes, ao mesmo tempo que reforça a resiliência dos negócios.

De acordo com o estudo Gartner Board of Directors, 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia tem um papel transformador ao abordar as prioridades estratégicas de negócios. É por isso que a consultoria acredita que a maioria das empresas criará uma função de Chief Data Officer (CDO), diretor executivo de dados em português, para responder ao impacto de longo prazo do COVID-19. Como resultado, quase 50% dos conselhos de administração que foram entrevistados, esperam mudar seus modelos de negócios.

A nuvem é um pilar crucial dessa transformação, oferecendo blocos, escalabilidade, velocidade e agilidade necessários para entregar e escalar rapidamente para atender às demandas da economia digital. Também, a nuvem permite que as empresas levem novos produtos e serviços ao mercado com mais rapidez, enquanto aumenta a resiliência e diminui o risco de tecnologia.

. Definindo a oportunidade da nuvem – A nuvem exige que os líderes comerciais adotem uma nova maneira de pensar. É preciso ser aberto e holístico, longe dos modelos tradicionais em silos, e impulsionar a tomada de decisão proativa e inteligente por meio da análise de dados em um nível preditivo. As empresas que colhem valor real de seus investimentos em nuvem são aquelas que veem a adoção da nuvem como uma transformação de tecnologia de negócios, de acordo com a McKinsey.

Imagem: bluebay2014_CANVA

Isso pode ser feito seguindo três regras simples: concentre o investimento em domínios de negócios nos quais a nuvem pode aumentar as receitas e aumentar as margens; selecionar tecnologias que se alinham com a estratégia de negócios e restrições de risco; e trabalhar com seu modelo operacional para desenvolver uma cadeia de valor com recursos que o diferenciam de sua concorrência e funções em torno dos modelos de entrega nativos da nuvem.

Mesmo assim, estima-se que apenas 14% das organizações que realizam a transformação digital tiveram um desempenho sustentado e material. Isso principalmente acontece devido à tecnologia desatualizada, aos ciclos de lançamento lentos e à falta de análises sofisticadas. A nuvem possui o poder de superar todos esses obstáculos para impulsionar modelos de negócios digitais práticos.

Os nativos da nuvem, por exemplo, podem liberar código em produção muito mais rápido do que era antes possível, e podem acelerar as equipes de produto dez vezes mais. Com a abordagem adequada, também permite que as empresas se expandam de forma rápida e global.

. Acompanhando a inovação – A enorme onda de inovação digital torna fundamental que os líderes comerciais realinhem os objetivos de negócios e direcionarem os recursos para acompanhar o ritmo das mudanças. Isso significa criar uma plataforma de nuvem ágil e hiper escalável ao lado do desenvolvimento e implantação de aplicativos nativos da nuvem.

A McKinsey chega a dizer que 75% do valor previsto da nuvem vem da inovação. Isso coloca o valor da nuvem como um componente central no crescimento da inovação, no desenvolvimento de produtos mais rápidos e na hiper escalabilidade em um valor maciço de US $770 bilhões. Uma figura da qual todo líder comercial deseja uma fatia.

A adoção de serviços nativos da nuvem, incluindo análises avançadas, oferece ao Chief Commercial Officer (CCOs), diretor comercial em português, e ao CDO novas maneiras de atender às demandas dos clientes em constante mudança, além de responder rapidamente aos mercados em desenvolvimento.

As organizações que já aumentaram o investimento em inovação digital têm 2,7 vezes mais chances de ser o que se referem como empresas de alto desempenho, em oposição às empresas com desempenho inferior, conforme estima o Gartner.

. Parceria para inovar – A crescente dinâmica dos mercados digitais significa que é impossível inovar no vácuo, razão pela qual as empresas estão cada vez mais se voltando para os parceiros e para a co-inovação. No entanto, o cenário de parceiros está ficando lotado e é vital que as empresas encontrem o ecossistema de parceiros que fornecerá novas e viáveis oportunidades de crescimento.

Imagem: xubingruo_CANVA

A velocidade da mudança no mercado digital expressa que as empresas que não interrompem seus modelos de negócios, serão interrompidas por outra pessoa e terão dificuldade em sobreviver. Um parceiro de inovação traz uma nova perspectiva criativa, sem tirar os principais produtos e serviços da empresa.

Um forte ecossistema de co-inovação traz uma nova ideia à viabilização. As APIs na nuvem, por exemplo, permitem que as empresas criem redes de serviços, acelerando a inovação e conectando empresas de maneiras que não eram possíveis antes. Em serviços financeiros, por exemplo, estão surgindo ecossistemas de banco aberto. O uso de APIs abertas permite que desenvolvedores terceirizados criem aplicativos e serviços em torno de instituições financeiras.

. A jornada que nunca termina – A nuvem é um facilitador chave para os negócios e pode ser uma fonte estratégica de vantagem competitiva. A análise de nuvem e big data é uma combinação que fornece uma visão sem precedentes sobre o comportamento e os hábitos de compra do cliente, por exemplo. Isso fornece aos líderes comerciais um acesso muito mais rápido à inteligência de negócios para uma tomada de decisão inteligente.

No entanto, a nuvem requer compromisso e atenção contínua se as empresas quiserem aproveitar o poder real de seus investimentos. Isso requer a contribuição de todas as partes interessadas para que a TI e seus negócios estejam alinhados para obter os melhores resultados que a nuvem pode oferecer.

(*) – É senior advisor da Orange Business Services (www.orange-business.com/br).