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A importância do social marketing para uma campanha de sucesso

em Manchete Principal
terça-feira, 12 de julho de 2022

Há algumas décadas, as redes sociais chegaram como uma nova maneira de entreter as pessoas por meio da Internet. Hoje, porém, elas são muito mais do que isso. As plataformas sociais tornaram-se uma parte fundamental de nossas vidas, tornando-se uma fonte de trabalho, um meio de compra e venda, e um canal de exposição para muitas marcas e indústrias.

Através de plataformas como o Facebook, Instagram ou TikTok, várias empresas descobriram uma ferramenta de marketing digital útil com a qual, juntamente com um plano realizado por agências de comunicação integral, podem obter vantagens para tornar visível uma mensagem, produto ou serviço.

No contexto do Dia Mundial das Redes Sociais, e com base na relevância global que têm hoje em dia, com mais de 95% da população mundial visitando as mídias sociais, a questão que se coloca hoje é: qual é o papel e o valor das redes sociais no marketing digital?

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De modo geral, o universo da mídia social tem um alcance gigantesco no mundo do marketing e da comunicação estratégica. Graças às estratégias de redes sociais, juntamente com soluções cruzadas de relações públicas ou de conteúdo, muitas marcas podem atingir diversos objetivos, entre os quais se destacam os seguintes:

• Geração de leads ou vendas.
• Maior conexão com sua base de clientes, obtendo awareness ou branding, dependendo do que o cliente queira conseguir.
• Engajamento entre cliente e público.
• Comunicação mais direta e eficaz com as comunidades para conhecer opiniões e perguntas.
• Atendimento a clientes para receber sugestões.

“O sucesso da publicidade em redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok ou Snapchat é inegável, no entanto, é essencial saber que alcançar bons resultados não é fácil, porque requer incluir em uma estratégia robusta táticas que correspondam à velocidade vertiginosa com que as conversas acontecem nas plataformas, além de ter bases sólidas, como a segmentação correta do público alvo e a seleção adequada de plataformas e linguagem para usar em cada uma delas”, diz Jesús Barreda, diretor de Social Media na another.

Cada rede social é distinta e tem públicos diferentes. Por exemplo, Snapchat ou TikTok são canais utilizados principalmente por jovens de 16 a 24 anos, enquanto o Facebook é mais universal e atingiu vários setores da população em termos de idade e poder aquisitivo. O Pinterest é mais usado por mulheres acima de 25 anos, o Twitter é a rede social de jovens adultos, e plataformas como o LinkedIn são ideais para promover empresas B2B.

A partir desta segmentação, formam-se diferentes maneiras de se falar com os públicos de cada rede social. É por isso que é tão importante saber administrar e abordar as comunidades virtuais, pois é aí que as mensagens entrarão e contribuirão para os objetivos de venda, conversão ou awareness. Para isso, contempla-se a implementação de uma estratégia de conteúdo com um enredo forte, no qual o cliente é a parte central da narrativa e é participante da campanha, sentindo-se identificado com suas mensagens.

Se soubermos combinar estes elementos por meio de uma estratégia profissional, os benefícios do social marketing, conteúdo e SEO para uma marca serão rápidos e muito eficazes. Sendo estes os mais importantes:

• Otimização do tráfego web. Usar uma boa estratégia de mídia social é uma excelente maneira de atrair visitantes para o site a partir das plataformas de redes sociais populares, como, Facebook, Twitter, LinkedIn ou TikTok.

• Retorno do investimento (ROI). As redes sociais são ferramentas poderosas e o marketing nelas representa um custo muito menor em comparação com outras mídias digitais e tradicionais. Além de ser mais econômico, a segmentação oferecida é específica e precisa, o que nos permite alcançar o mercado alvo mais rapidamente, tornando a marca mais relevante e aumentando a intenção de compra.

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• Construção da marca. Como marca, devemos ser capazes de envolver e satisfazer nosso público de uma forma previsível e consistente para construir empatia com nossos consumidores. Uma das melhores maneiras de fazer isso é oferecendo conteúdo que os enriqueça intelectual e emocionalmente para construir uma marca forte e positiva na mente de nosso público.

• Classificação nos motores de busca. Mais tráfego para um site resulta em uma melhor reputação quando os mecanismos de busca decidem fazer o trabalho de SEO. Da mesma forma, a atividade de nossos perfis sociais agrega valor à nossa marca no mundo digital.

O marketing nas redes sociais é um elemento necessário para o crescimento de uma marca nos dias de hoje. As mídias sociais não são mais uma mera ferramenta de entretenimento, mas uma força motriz para qualquer estratégia. Se sua marca ainda não tem uma estratégia de posicionamento na web, agora é o momento de começar. – Fonte e outras informações: (https://another.co/).