102 views 6 mins

2021: Tendências tecnológicas que devem impactar o mundo

em Manchete Principal
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Devido a pandemia em 2020, organizações de todo mundo se viram obrigadas a enfrentar a aceleração da transformação digital. A necessidade de adaptações fez as empresas mudarem de postura em relação aos investimentos em tecnologia.

De acordo com a pesquisa global “Digital Readiness and COVID-19: Assessing the impact”, realizada pela Tata Consultancy Services, as organizações entrevistadas registraram que, dentre as alterações nos gastos com tecnologia, os maiores aumentos foram em: tecnologias colaborativas, cibersegurança, tecnologias nativas da cloud e analytics avançado.

Em poucos meses, os impactos dessa mudança já são perceptíveis. Em conformidade com o estudo global CEO Outlook 2020, efetuado pela KPMG, empresa de prestação de serviços profissionais, 67% dos executivos entrevistados informaram que o progresso da digitalização de operações posicionou os negócios a meses e até a anos à frente do esperado.

Neste contexto, no qual a tecnologia se faz cada vez mais presente e indispensável, os líderes de tecnologia da BRLink – empresa líder em gerenciamento de nuvem na AWS, destacam 6 tendências tecnológicas que iminentemente acometerão o mundo em 2021.

. Cibersegurança – Apesar dos muitos benefícios acarretados, a aceleração da transformação digital aumentou a vulnerabilidade das organizações na rede. Em conformidade com dados disponibilizados pela Fortinet, de janeiro a setembro, a América Latina e o Caribe sofreram 20 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Dessas investidas, 3,4 bilhões foram somente no Brasil.

Imagem: Freepik

Conforme um estudo recente da Forrester Research, as violações de dados provocadas por incidentes internos aumentaram de 25% para 33% em 2021. Tais informações deixaram evidente a necessidade e urgência das empresas investirem em segurança cibernética. Assim, a tendência é que a demanda de cibersegurança aumente nos próximos meses.

. Realidade Virtual e Realidade Aumentada – Inicialmente muito utilizadas em jogos, essas tecnologias têm chamado a atenção por mostrarem grande capacidade de agregar qualidade e inovação em setores como educação, entretenimento e até mesmo no marketing.

Também utilizadas para treinamentos, essas tecnologias têm favorecido a flexibilização do trabalho que, em 2020, ganhou espaço no mercado e vem se consolidando como novo normal. Deste modo, é natural que em 2021 a realidade virtual e a realidade aumentada conquistem cada vez mais visibilidade e oportunidade de serventia.

. Crescimento dos Serviços em Cloud – Devido ao fato de possibilitar o home office e potencializar o conceito de anywhere office, sistemas que foram adotados e normalizados pela maioria das empresas em 2020, a migração de cargas de trabalho para nuvem tornou-se fundamental para a sobrevivência dos negócios.

De acordo com as informações levantadas pela Forrester Research, em 2021, além de acelerar a migração para a cloud, 30% das organizações irão expandir esta transferência de dados, proporcionando ao mercado mundial de infraestrutura de nuvem pública, um desenvolvimento de 35%.

. Internet das Coisas (IoT) – Recentemente, a pesquisa “The IEEE 2020 Global Survey of CIOs and CTOs”, realizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, revelou que 14% dos executivos entrevistados afirmaram que a Internet das Coisas será a tecnologia mais importante de 2021.

Imagem: Freepik

Com a ascensão do 5G e os privilégios de latência e capacidade desta rede, a IoT será realidade em inúmeras partes do mundo, viabilizando a conexão de diversos dispositivos e objetos de um local com a internet. Dentre muitas alternativas de intervenção no desempenho de sistemas e processos, essa tecnologia será capaz de impactar positivamente o funcionamento de sociedades do planeta.

. Engenharia de Inteligência Artificial – Cada vez mais utilizada pelas empresas para modernizar as ações de negócios e aperfeiçoar as experiências dos clientes, a presença da Inteligência Artificial tem se tornado gradativamente indispensável no mercado.

Em conformidade com o relatório “Top Strategic Technology Trends for 2021”, realizado pela Gartner, sem a engenharia de Inteligência Artificial, a maioria das organizações não conseguirá dar continuidade aos projetos de IA além dos testes de conceito e protótipos para produção em escala real. Assim, espera-se que as empresas invistam na engenharia de IA para que esta siga como uma das mais disruptivas tecnologias nos próximos dez anos.

. Data & Analytics – Recentemente, durante o Gartner IT Symposium, a empresa apresentou a lista “Top 10 Strategic Technology Trends in Data and Analytics” que indicou que nos próximos anos, os dados e o analytics vão colidir, aumentando a interação e a colaboração entre dados e funções analíticas.

Deste modo, é recomendável que além da adesão de ferramentas, as empresas façam uso de ecossistemas de Data & Analytics licenciados com abordagem aumentada capazes de gerar stacks conexos.

Fonte e outras informações: (https://mondonipress.com.br/).