312 views 5 mins

Varejo: 5 vantagens de investir em tecnologia

em Mais
terça-feira, 04 de julho de 2023

Vinícius Pessin (*)

O planejamento de rotas é uma etapa fundamental para empresas de varejo. Atender aos prazos de entrega impacta diretamente na satisfação dos clientes, construção da reputação da marca, redução de custos e, consequentemente na evolução dos negócios.
A roteirização inteligente, diferente das práticas comuns, não é apenas de um sequenciador de rotas. Trata-se de um propósito, que aliado à tecnologia, consegue trazer relatórios e indicadores indispensáveis para uma logística de transportes bem organizada e efetiva.
Para desenvolver um projeto que traga uma conexão logística efetiva é necessário conhecer o mercado, mapear custos e desafios da operação. Em tempos de transformação digital, é possível embarcar tecnologias em seu favor e, com a parceria certa, aplicar soluções baseadas em inovação, que podem se tornar aliadas da jornada da empresa de ponta a ponta.
Veja aqui cinco vantagens de adotar uma plataforma de roteirização inteligente:

  1. Previsibilidade
    Com soluções baseadas em geolocalização adaptada para os desafios do Brasil, machine learning para aprimoramento das rotas e tracking em tempo real permitem a visualização do entregador e a sincronização da coleta. Ao trabalhar com previsões inteligentes e seguras, o gestor visualiza os problemas e pode fazer as mudanças necessárias, antes mesmo da mercadoria ser colocada no veículo, garantindo menos erros e alavancando a oferta de uma experiência completa ao consumidor.
  2. Segurança
    Poder calcular de forma inteligente o local e os horários por onde sua frota poderá se locomover também é uma grande vantagem para proteger a carga especialmente quando se fala de produtos mais caros, como eletrônicos, por exemplo. Um bom sistema de roteirização é capaz de planejar rotas em horários mais seguros, o que leva a reduzir os riscos de assaltos e passagens por estradas com estrutura comprometida.
  3. Satisfação do cliente
    A roteirização viabiliza a criação de trajetos matematicamente otimizados, o que permite reduzir de forma a probabilidade de erros e atrasos nas operações, deixando os clientes satisfeitos e com uma boa imagem da marca.
  4. Escalada dos negócios
    Por meio da queda sequencial dos custos da operação, é possível direcionar esse dinheiro para investimentos em outras áreas, que trazem mais competitividade para a empresa e os esforços da equipe para outros procedimentos.O que se economiza em combustível evitando erros de percurso ou engarrafamentos, por exemplo, pode ser revertido em um sistema informatizado de estoque. Além disso, a roteirização permite focar em outras atividades, já que parte da atividade de planejar rotas, conciliar as prioridades de entrega e analisar a capacidade dos veículos pode ser executada pelo roteirizador, a partir de dados cadastrados. o. Por fim, as entregas mais rápidas e personalizadas garantem a manutenção da base de clientes e fidelização. E o negócio ainda pode ser bem recomendado pela qualidade da entrega, trazendo conversões certeiras de novos consumidores.
  5. Respeito ao meio ambiente
    A roteirização inteligente de entregas permite maior quantidade de entregas em menor tempo e em um veículo comum, o que reduz a emissão de poluentes. As entregas podem ser feitas em carros em vez de caminhões que poluem mais, por exemplo. Esse sistema alternativo economiza combustível, economiza tempo (um único veículo entrega vários pedidos na mesma região a partir da coleta na loja local) gera sustentabilidade no nível social, pois viabiliza uma renda extra para motoristas que queiram integrar o sistema para fazer entregas nas horas vagas.

(*) É CEO da logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail: [email protected].