175 views 4 mins

UX Design: segmento é dos mais cobiçados por talentos de TI

em Mais
terça-feira, 27 de setembro de 2022

O mercado de tecnologia segue em alta ao redor do mundo. Segundo previsões da IDC para 2022, o setor de TI deve crescer 10,6% até o fim do ano e, diante disso, crescem também as demandas para UX Designers – uma área bastante promissora para desenvolvedores de aplicações para web e dispositivos digitais.

Em função dessa ascensão da profissão e a vasta oferta de oportunidades de trabalho que ela apresenta, os salários se tornam mais atrativos e as empresas possibilitam o trabalho remoto como forma de captar mais talentos de todo o mundo.

“Muito tem se falado sobre a área de UX Design na tecnologia. Atualmente, essa é uma das ocupações mais procuradas por talentos que desejam entrar no mercado de trabalho da tecnologia, principalmente por ela permitir que o profissional utilize ao máximo a sua criatividade e imaginação, provocando entusiasmo e anseio naqueles mais determinados a iniciar a carreira”, comenta Alvaro Oliveira, Chief Network Officer na Andela, uma marketplace global de talentos técnicos remotos.

De modo geral, UX Designer é o profissional responsável por garantir que o usuário final de um produto ou serviço tenha a melhor experiência de uso a respeito dele. Em outras palavras, ele deverá imaginar uma jornada de usabilidade completa que permita que o consumidor interaja com o produto de maneira lógica e fluida do começo ao fim, contemplando diversas competências ao longo do processo de desenvolvimento, como Storytelling, Design Thinking e Arquitetura da Informação.

Plataformas difíceis de usar ou com visual pouco atraente fazem com que o consumidor perca o interesse em utilizá-las, sendo necessário que o profissional de UX Design entenda os problemas de interface e usabilidade por meio de pesquisas, análises métricas e dinâmicas colaborativas.

“Mas engana-se quem pensa que o UX Designer só deve se preocupar com o visual e as funcionalidades que o produto apresentará. Ele também deve realizar entrevistas com pessoas usuárias para entender as necessidades de cada aplicação, identificar os pontos de melhoria e construir o mapa da jornada de experiência com maior eficiência e qualidade”, explica Oliveira.

Para entrar na área de UX Design, o profissional precisa ter conhecimento e dada experiência em programação e desenvolvimento de software e aplicações. A partir disso, é possível realizar uma transição para esse nicho do mercado por meio de cursos de especialização em Web Design, UX e UI – considerados cruciais para quem procura se desenvolver na área.

Com determinada capacitação técnica e atualização em relação às características do mercado, é possível iniciar estágios, trabalhos freelances ou projetos fictícios para a construção de um portfólio que possibilite o avanço na carreira. Embora tenha origem muito antes da era digital, o UX Design tem crescido bastante ao passo que a tecnologia evoluiu e o mercado de TI se expandiu, fazendo dessa uma área essencial e muito valorizada para o desenvolvimento de soluções digitais.

Considerado um dos profissionais do futuro, o UX Designer possui um amplo mercado de trabalho à sua volta, possibilitando o crescimento da carreira por meio de oportunidades de trabalho remoto em empresas de todo o mundo. Fonte e outras informações, acesse: (https://andela.com/).