GI) entre 132 países, ao apostar mais do que esperado, devido a seus níveis de desenvolvimento econômico, em produtos de inovação,
Pensando em ajudar empresas de todo o país a continuarem se desenvolvendo de forma promissora e inovadora, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) separou quatro assuntos que estarão em alta em 2023. Confira:
- – Sistema Híbrido – A pandemia trouxe consigo uma série de mudanças para o meio trabalhista. Ao verem que os funcionários possuem uma certa versatilidade para trabalhar tanto de casa quanto no escritório, empresas têm apostado cada vez mais no regime híbrido. Nesse sentido, a implementação de ferramentas de trabalho à distância e aplicação de práticas de gestão, podem se destacar cada vez mais em 2023.
- – Semana de Quatro Dias – Em 2022, muitas empresas anunciaram a adoção do novo modelo de trabalho com uma semana de quatro dias e as startups não ficaram de fora. O modelo de trabalho, cada vez mais comum em outros países, tende a ser mais discutido no Brasil nos próximos meses. As startups que já implementaram essa nova jornada anotaram benefícios como o aumento na produtividade de equipes e a melhora na qualidade de vida dos colaboradores.
- – Adoção de canais de comunicação corporativa – A comunicação em meios informais era algo muito comum entre as empresas, como as mensagens no WhatsApp fora do horário de trabalho, por exemplo.
Nos últimos anos, foi possível notar uma preocupação em reavaliar este modelo de relacionamento, afinal, a saúde mental da pessoa colaboradora tornou-se uma pauta fundamental para as empresas. Desta forma, o uso de canais específicos para comunicação corporativa está se tornando cada vez maior, e em 2023 certamente irá se expandir.
- – Agenda ESG (environmental, social, and corporate governance) – Outro tema que tem sido extremamente relevante nos últimos tempos e segue como tendência para 2023 foi a agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa), que tem estimulado empresas a continuarem o seu crescimento de uma forma mais sustentável.
O tema tem se tornado vital para o ambiente corporativo e deve continuar sendo prioridade em 2023. Fonte: (https://abstartups.com.br/).