264 views 6 mins

Qual a importância da tecnologia para vendas?

em Mais
terça-feira, 09 de maio de 2023

Cássio Menezes dos Santos (*)

Quando falamos em força de vendas, qual a primeira coisa que vem em mente? Diferentemente do que imagina, esse pilar das organizações não se trata exclusivamente da área comercial, mas sim da junção da equipe de vendas, marketing e sistemas operacionais, de forma que estimulem ainda mais o crescimento da companhia. Contudo, mais do que saber diferenciar o conceito, é importante implementar melhorias na prática, que podem ser obtidas através da tecnologia.

Para entender o presente, é importante voltar ao passado e analisar os avanços tecnológicos que presenciamos. Se falássemos cerca de dez anos atrás que poderíamos solicitar uma viagem de carro via aplicativo ou, até mesmo, usar o celular para fazer transações bancárias, as pessoas acreditariam? Hoje, é praticamente impossível ponderar uma realidade sem que se tenha acesso a facilidade e praticidade em realizar as suas operações diárias.

Com a força de vendas, acontece a mesma coisa. Isso é, mediante as transformações que vêm impactando a sociedade, atualmente, é inviável manter ativos métodos de gestão que eram utilizados anos atrás. Os tempos são outros, os clientes mudaram sua forma de agir e pensar, e passaram a ser altamente preparados e informados antes de efetuar uma compra ou, até mesmo, escolher a determinada empresa para se fidelizar.

É importante destacar que, para manter a vitalidade do negócio, é necessário que a empresa busque alinhar o time e suas estratégias em prol de acompanhar em tempo real as mudanças, a fim de garantir que a entrega do serviço seja feita de forma qualificada e humanizada. Nesse cenário, a tecnologia reforça mais uma vez a sua relevância, por ter integrada em si a capacidade de unir força, performance, autonomia e controle, por meio de um sistema de fácil uso e acesso.

Mas, não podemos colocá-la como a salvadora da pátria, afinal, ela ajuda no rumo ao sucesso, mas o resultado dependerá da ação de se colocar sempre no lugar do outro em busca de confiança. Isso é, nem tudo na vida é resolvido no sistema de dois pesos e duas medidas, pois mesmo detendo dos melhores recursos disponíveis no mercado, de nada adianta se a equipe não estiver preparada para atuar frente ao cenário em que está inserida.

Para que a força de vendas seja considerada o pulmão financeiro da organização, ter intrínsecas essas abordagens fará toda a diferença nos índices de performances e resultados satisfatórios. Mas, como a tecnologia pode favorecer ainda mais o seu desempenho? Em tudo, pois se torna a ferramenta fundamental para levar mais agilidade, eficiência e controle aos processos, bem como ajudar na definição de estratégias assertivas.

Deste modo, ter o apoio de um software de gestão que tenha incluso funcionalidades que auxiliem na operação da equipe, gerando maior assertividade e desempenho das ações, fará toda a diferença. Obviamente, essa não é uma tarefa fácil, tendo em vista as complexidades operacionais e resistências que muitas organizações ainda têm quando é preciso mudar.

Por isso, é importante destacar que, para a força de vendas ter êxito em sua abordagem, é preciso ter instaurado na companhia o engajamento e direcionamento do time, desde a alta gestão até os demais colaboradores. Esse fator será primordial para que seja gerado o escopo necessário para que se transmita mais confiança, credibilidade e melhor posicionamento da marca.

Em suma, a força de vendas mobiliza toda a organização, que precisa, mais do que nunca, estar adepta e alinhada com as mudanças a fim de sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo. Não há mais tempo a perder com tarefas manuais e repetitivas quando se pode automatizar e obter agilidade nos processos.
Se ainda há dúvidas sobre se deve ou não investir em tecnologia para a força de vendas, é importante refletir: o que custa mais, não mudar e ficar parado no tempo, ou aderir um recurso que ajudará no ganho de escalabilidade da empresa? O mercado não para e, metaforicamente, atropela aqueles que não se adequam em tempo hábil. Por isso, o caminho é um só: estar preparado é o que irá garantir o sucesso.

(*) É Sales Manager da H&CO, consultoria internacional de tecnologia e terceirização de serviços profissionais.