82 views 4 mins

Primeiro sindicato trabalhista criado por IA é anunciado no Brasil

em Mais
quinta-feira, 20 de junho de 2024

Diante de um mercado que emprega aproximadamente 90 mil trabalhadores diretos e indiretos no Brasil e a consequente necessidade de representação deste setor com inúmeras demandas, surge a primeira entidade trabalhista criada por Inteligência Artificial (IA): o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Mercado da Leiloaria.

Jhonni Balbino, coordenador do sindicato, explica que a Inteligência Artificial desempenhou um papel crucial ao identificar a falta de um órgão dedicado a esta classe, uma lacuna significativa que impedia o crescimento potencial do setor. “Com a análise proporcionada pela IA, ficou claro que a organização e capacitação destes profissionais eram necessárias para avançar. A tecnologia não só ajudou a identificar este déficit, como também auxiliou na elaboração do regimento interno, atas e estatuto do sindicato”, explica Jhonni.

Inspirado no sistema democrático que se desenvolveu na cidade de Atenas, por volta do século V a.C., durante a chamada “Era Clássica”, Jhonni solicitou à IA que apresentasse um modelo de estatuto refletindo os princípios democráticos daquela época. “A estrutura do nosso sindicato é modelada com base nos princípios democráticos atenienses, onde cada trabalhador tem voz e a oportunidade de participar diretamente nas decisões”, acrescenta Jhonni.

Para isso, foram utilizadas ferramentas para pesquisa de mercado, processamento de informações e instruções, além de gestão de negócios, como Harpa AI, Chat GPT Dall- E e Microsoft CoPilot, por exemplo. Balbino também utilizou sua expertise para analisar o mercado da leiloaria, que movimenta cerca de R$56,5 bilhões anualmente no Brasil.

Apesar do seu tamanho significativo e de uma taxa de crescimento de 21% ao ano, o setor carece de reconhecimento e estruturação comparáveis aos padrões similares nos Estados Unidos e na Europa. Entre os benefícios da criação do sindicato com o auxílio da IA estão:

  • Eficiência e precisão: a IA conseguirá processar grandes volumes de dados para identificar padrões e necessidades da entidade e seus associados;
  • Capacitação e educação: programas de treinamento e desenvolvimento serão personalizados para atender às necessidades dos membros e auxiliar na profissionalização e evolução do setor;
  • Comunicação aprimorada: as ferramentas facilitarão a comunicação entre a liderança e sindicalizados, bem como demais órgãos e entidades correlatas;
  • Resolução de disputas: com o apoio da IA será possível analisar com maior precisão contratos e suas aplicações de acordo com a legislação trabalhista.

“Estamos presenciando um novo capítulo na história da proteção e representação legal trabalhista. A IA, quando bem utilizada, não é apenas uma ferramenta para o desenvolvimento de empresas, mas também um poderoso aliado no avanço dos direitos dos trabalhadores”, conclui Jhonni.

A fundação do sindicato será oficializada em uma Assembleia Geral que ocorrerá de forma virtual, aberta à participação de qualquer trabalhador do setor ou autônomo que preste serviço para o mercado leiloeiro. Os interessados podem se inscrever e obter acesso ao link da reunião através do site (www.sindleiloaria.com.br). Fonte: (https://globoleiloes.com.br).