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Pequenos negócios: as tendências para 2025

em Mais
quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

De acordo com o Sebrae, em 2024, os pequenos negócios lideraram a criação de empregos formais no Brasil. Somente neste ano, foram criadas 3,3 milhões de novas empresas. Deste total, cerca de 3,2 milhões eram MEI (Micro e Pequenas Empresas), ou seja, 96% do total.

Estima-se que os pequenos negócios movimentem cerca de R$ 420 bilhões por ano no Brasil, o que corresponde a 30% do PIB nacional. Para 2025, as perspectivas continuam positivas e de ainda mais crescimento. No entanto, existem áreas com maior propensão a se destacar, seja pela dinâmica da economia brasileira ou pelo comportamento do consumidor.

Segundo Fabio Iba, coordenador do curso de Negócios Sustentáveis e ESG da EAD UniCesumar, as duas principais tendências para pequenos negócios em 2025 são o foco em Saúde e Bem-Estar e a Sustentabilidade. “O setor de saúde e bem-estar continua em alta, com consumidores buscando serviços personalizados como nutrição, aplicativos para auxiliar na saúde e produtos naturais. Essa demanda reflete a valorização do autocuidado e da qualidade de vida.

Paralelamente, a sustentabilidade também ganha força, com consumidores preferindo marcas que adotem práticas éticas e eco eficientes, como reciclagem, uso de embalagens biodegradáveis, alinhadas à crescente preocupação ambiental e social”, comenta.

Essas duas áreas, especificamente, lideram as tendências para pequenos negócios em 2025 devido ao crescimento expressivo desses mercados. De acordo com o professor, o setor de bem-estar movimenta mais de US$ 4,4 trilhões, com alta demanda por nutrição personalizada e saúde auxiliada por tecnologia, “refletindo a valorização do autocuidado”.

Já a sustentabilidade é impulsionada por consumidores, com 88% esperando práticas éticas e produtos ecológicos, e segmentos como embalagens biodegradáveis projetando faturar US$ 27 bilhões até 2027. “Ambas as áreas são guiadas por mudanças comportamentais e oportunidades econômicas globais”.

Em 2024, os produtos e serviços para pets foram destaque, com o Brasil como o terceiro maior mercado global, e pequenos pet shops faturando de
R$ 60 mil a R$ 100 mil por mês devido ao aumento dos gastos com animais de estimação. “Além disso, negócios digitais ganharam força, com o uso de e-commerce e automação para melhorar eficiência e reduzir custos, expandindo o alcance de pequenos empreendedores”, destaca Iba.

Porém, os produtos e serviços para pets, conforme ele, continuarão em alta em 2025 devido ao crescimento do mercado e ao aumento da humanização dos animais. “Negócios digitais também seguirão como tendência, impulsionados pela automação, e-commerce e inovação tecnológica, oferecendo eficiência e alcance de mercado”, complementa.

Para o especialista, os pequenos negócios devem se preparar para um 2025 mais rentável com estratégias baseadas em tendências emergentes. “A personalização de produtos e serviços, impulsionada por dados e automação, cria engajamento e lealdade do cliente”.

O setor de saúde e bem-estar continua em expansão, com destaque para nutrição, academias e produtos naturais. O uso de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, pode otimizar operações e melhorar a experiência do consumidor. “Por fim, o foco no marketing com valores éticos e sustentáveis fortalece a conexão com o público consciente”. Fonte: (https://www.unicesumar.edu.br/).