71 views 4 mins

Páscoa: como vencer o desafio de manter as vendas sem chocolates?

em Mais
quinta-feira, 14 de março de 2024

Haroldo Matsumoto (*)

Vimos, neste ano, que antes mesmo do Carnaval começar, lojas em todo o Brasil já contavam com um enorme estoque de Ovos de Páscoa à venda. As expectativas do mercado são bastante interessantes. A Associação Paulista de Supermercados (Apas), por exemplo, estima que a venda de chocolates deve alcançar uma alta de 4,5% na comparação com o ano passado.

Já na análise da Abras, o consumo deve aumentar de 13% a 15% por conta da data comemorativa. Renda, crédito e empregabilidade em ascensão contribuem para o otimismo. Há, porém, uma parcela significativa do mercado que ‘quebra a cabeça’ em busca de soluções para vencer o desafio de manter a média de vendas nesse período. São aqueles que trabalham com mix de produtos que pouco têm relação com chocolates, Ovos e coelhinhos da Páscoa.

Adianto que existem algumas saídas possíveis e estratégias que podem ser adotadas para reverter esse cenário. Claro, em situações como essas é extremamente recomendável que a criatividade seja posta em prática, que exista uma boa dose de força de vontade para executar ações diferentes daquelas que são tradicionais ao negócio e, se possível uma pitada de ousadia para estabelecer parcerias que surpreendam ao consumidor.

Um restaurante, por exemplo, pode criar um menu especial para o domingo de Páscoa e até estabelecer parceria com uma chocolateria próxima para realização de uma ação casada, oferecendo um voucher de desconto para a ocasião aos clientes que fizerem compras acima de um valor pré-determinado em chocolates.

As lojas de roupas e artesãos, por sua vez, podem investir na criação e vendas de produtos com motivos relacionados à festividade. Produtos com estampas de coelhinho e de chocolates podem ser boas lembrancinhas para aquelas pessoas que, por algum motivo, não podem consumir doces.

Se o negócio for da área de serviços, é possível pensar em alternativas especiais. Por que não promover um concurso cultural ou, ainda, um sorteio de um Ovo de Páscoa gigante para os clientes que utilizarem uma gama determinada de serviços durante a segunda quinzena de março, visto que a Páscoa será celebrada, neste ano, no último dia desse mês?

A ocasião serve, ainda, como oportunidade e gancho para reestabelecer contato e resgatar o relacionamento com aquele cliente que, de alguma forma, deixou de interagir por meio do whatsapp ou para conquistar aquele que postergou uma compra ou a contratação de um serviço. Afinal, aquela máxima que diz que ‘quem não é visto, não é lembrado’ é real e verdadeira.

Com dedicação, persistência e uma boa dose de resiliência, característica tão comum aos empreendedores e gestores brasileiros, é possível transpor barreiras que, à primeira vista, podem provocar um certo desânimo. O segredo é colocar os pés no chão, avaliar o mercado, analisar as possibilidades e não se acomodar. Afinal, no mundo dos negócios, só ganha quem investe e se arrisca – mesmo que em menor escala – a fazer o melhor, sempre!

(*) – Especialista em marketing e gestão, é diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar de gestão de negócios (www.prosphera.com.br).