321 views 3 mins

O papel da tecnologia no dia a dia da gestão financeira das PMEs

em Mais
quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Todo bom empreendedor sabe que é extremamente importante contar com uma gestão administrativa e financeira eficiente para não enfrentar prejuízos que os façam abrir falência. Afinal, não são poucas as empresas brasileiras que passam por isso. Conforme aponta uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas fecham as portas em até três anos, justamente por causa da falta de uma gestão eficiente.

Em casos como esse, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Segundo Thiago Campaz, CEO do VExpenses, plataforma especializada na gestão de despesas corporativas, as soluções tecnológicas são capazes de minimizar os riscos de falência e até diminuir essas ocorrências.

“Ao contrário do que muitas pequenas e médias empresas pensam, é possível se aliar à tecnologia sem ultrapassar o seu orçamento. Hoje em dia, existem vários sistemas disponíveis no mercado que atendem a diferentes tipos de demanda e que podem encaixar perfeitamente no orçamento dessas PMEs”, comenta.

Para explicar como as soluções tecnológicas são capazes de ajudar pequenas e médias empresas a conduzirem a sua gestão financeira, o executivo listou quatro benefícios da adoção dessa inovação no sistema financeiro. Confira:

Organização: Ainda é comum que as empresas armazenem todas as suas informações em grandes arquivos e de forma física. Porém, com a ajuda da tecnologia, é possível deixar os papéis de lado e reunir todos os documentos importantes na nuvem, fazendo com que os dados se mantenham organizados e possam ser acessados de qualquer local.

Proteção de Dados: Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, empresas precisam ter um cuidado maior ao gerenciar as informações dos seus clientes. Porém, com a ajuda de plataformas de gestão financeira, as companhias conseguem ter mais tranquilidade. Isso porque esses sistemas são bem seguros e seguem uma série de normas rigorosas no que se refere ao armazenamento de dados.

Redução de custos: Muitos não acreditam, mas os sistemas de gestão financeira são um ponto importante para a redução de custos. Além disso, por meio deles, as empresas conseguem enxergar, de maneira geral, os pontos de entrada e saída de dinheiro, podendo reduzir ou até aumentar investimentos caso seja necessário.

Planejamento: Todo empreendedor sabe que o crescimento do seu negócio está atrelado a um bom planejamento financeiro. Por isso, é importante que os gestores tenham acesso a todos os números da empresa para entender todas as possibilidades de ações e tomadas de decisão que podem ser colocadas em prática. Isso ajudará as companhias a crescerem de maneira ainda mais saudável.