89 views 4 mins

Novo app gratuito para microempreendedores

em Mais
quinta-feira, 01 de outubro de 2020

É inegável a representatividade dos micro e pequenos negócios na economia. No entanto, este foi o setor mais atingido pela crise do corona vírus – 89% das MPEs tiveram queda na receita de acordo com o Sebrae/FGV. Para ajudar quem trabalha por conta própria a aumentar o faturamento e acelerar o negócio, a ao³, uma marca que potencializa negócios de micro, pequenas e médias empresas e escritórios de contabilidade, apresenta o ajato³, aplicativo gratuito que ajuda a organizar as vendas e entrega uma vitrine virtual para divulgação de produtos.

A presença na web e a divulgação por canais digitais passaram a ser peças fundamentais para que diversos tipos de empresas continuem funcionando. Com o ajato³, é possível criar uma vitrine virtual personalizada para divulgar produtos e serviços. A página, com dados e fotos das mercadorias e informações e contato da empresa, é um recurso que simplifica a entrada do microempreendedor no mundo digital, além de dar mais agilidade e profissionalismo para as vendas. Disponível para Android e iOS, a ferramenta permite o cadastro simplificado de produtos e a busca inteligente dos itens registrados.

Outro benefício é agilidade na hora de vender, basta registrar a venda, indicar a forma de pagamento e a solução gera o recibo, que pode ser compartilhado via app de mensagens. O empreendedor pode visualizar o seu histórico de vendas e fazer um relatório de faturamento dos últimos sete dias. Com isso, ele consegue ter indicadores importantes sobre a saúde financeira do negócio, que o ajudam a se planejar melhor.

“Queremos contribuir com os microempreendedores porque sabemos que ter um negócio próprio não é fácil – ainda mais em tempos de pandemia. Por isso, criamos uma solução que traz algumas funções básicas de gestão. Tudo de maneira simples, sem custos e na palma da mão”, afirma Jorge Santos Carneiro, presidente da ao³. O ajato³ foi desenvolvido com base no conceito mobile first, em que a usabilidade é pensada com foco nos dispositivos móveis.

Durante o processo de desenvolvimento, a ao³ usou a abordagem Design Thinking para entender as principais dores dos microempreendedores e como a tecnologia pode solucioná-las. O aplicativo é extremamente simples e tem fluxos de trabalho curtos, de no máximo quatro passos. Além disso, funciona mesmo estando offline porque armazena as informações e atualiza no servidor, na nuvem, quando o dispositivo estiver conectado à internet novamente.

Como todos os dados são sincronizados, é possível acessá-los em vários aparelhos ao mesmo tempo. Isso se mostra muito útil quando há mais de uma pessoa envolvida na gestão do negócio. “O microempreendedor desempenha muitas funções na empresa: faz a gestão, atende o cliente, fecha o caixa, fala com fornecedor, entre outras. O app chega para organizar o controle das vendas e ajudar a profissionalizar o negócio”, finaliza Santos Carneiro. Para usar o ajato³, basta baixá-lo na loja de apps da Apple ou da Google. Fonte e mais informações: (www.ao3tech.com).