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MPEs: empresas reconhecem a importância econômica e social desses negócios

em Mais
sexta-feira, 28 de junho de 2024

Celebrado anualmente em 27 de junho, o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas reconhece a importância econômica e social dos negócios. Instituído pela ONU, a data destaca o valor das MPEs na economia global, além de pontuar os desafios e as oportunidades enfrentadas diariamente pelos empreendedores.

As MPEs possuem papel fundamental no desenvolvimento econômico nacional. De acordo com um levantamento do Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios brasileiros, além de deter 30% do PIB.

Em alusão à data, quatro executivos pontuaram abaixo dicas essenciais para fomentar um ambiente favorável para o crescimento e a sustentabilidade desses negócios que contribuem para a geração de empregos e, sobretudo, para o fortalecimento da economia local e nacional. Confira:

  1. Digitalize o negócio – A digitalização se tornou prioridade para os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, uma vez que o e-commerce é responsável por 40% do faturamento destes negócios. Inclusive, segundo o levantamento “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, em média, 70% das MPEs brasileiras utilizam ferramentas digitais relacionadas às vendas.

“Garantindo agilidade e praticidade, o digital é crucial para expandir os horizontes das empresas. Invista em experiências de compra personalizadas, qualidade e celeridade nas entregas, sempre priorizando a opinião dos consumidores, com o intuito de aprimorar cada vez mais o atendimento e a satisfação do cliente”, pontua Diogo Olher, cofundador e CGO da Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Commerce do Brasil.

  1. Invista em processos logísticos eficientes – O setor de transportes desempenha papel fundamental dentro das empresas, principalmente após o crescimento nacional do comércio. Neste sentido, as MPEs demandam suporte logístico para atender as necessidades e exigências dos clientes que demandam cada vez mais rapidez nas entregas.

“Hoje, a combinação de melhores técnicas e modais traz ganhos de escala, fidelização e melhor desempenho econômico para os empreendedores. Responsável pela satisfação do consumidor, os processos logísticos tornam as empresas mais competitivas e rentáveis”, destaca Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina.

  1. Reduza os gastos com energia elétrica – Desde janeiro, o Mercado Livre de Energia (MLE) está disponível também para pequenas e médias empresas, sejam indústrias ou comércios, que estejam ligados na Alta Tensão (Grupo A). Esta iniciativa possibilita até 40% de economia na conta de energia destes negócios, além de proporcionar mais autonomia e sustentabilidade.

“Fatores como preços, prazos de pagamento, fonte de geração de energia e flexibilidades no consumo são negociados entre ambas as partes livremente no MLE. Essencial para estabelecimentos como hotéis, padarias, restaurantes e até mesmo pequenas indústrias, a solução oferece condições contratuais mais vantajosas para o empreendedor e custos competitivos”, explica Rodrigo Morais, coordenador comercial da Safira Energia, ecossistema de soluções em energia.

  1. Como um sistema operacional pode aumentar as vendas e reduzir complexidades- Implementar ferramentas tecnológicas e softwares de gestão (ERP, PDV, Hub de Integração), que auxiliam na administração da empresa diariamente, ajuda a manter o controle de todas as frentes do negócio mitigando, desta forma, os possíveis erros que podem ocasionar em desperdício de tempo e dinheiro, além de comprometer a imagem da empresa.

É o que destaca Tiago Dalvi, CEO da Olist, ecossistema líder em soluções de e-commerce para PMEs. Um bom sistema de gestão pode ajudar, segundo ele, no controle de estoques de produtos, no gerenciamento de diferentes canais de venda, na integração de lojas físicas com as vendas online, na gestão financeira e logística, bem como em várias outras dimensões importantes para a manutenção e crescimento de um negócio.

“As pequenas e médias empresas precisam de soluções funcionais que ajudem a simplificar sua operação e reduzir os custos. Quando iniciei no empreendedorismo com uma loja em shopping, perdia muito tempo e eficiência com rotinas e processos manuais. Não possuía um sistema que me ajudasse a tomar decisões no dia-dia do meu negócio.

Por exemplo, minha rotina bancária era desconectada das minhas vendas e tomava as minhas manhãs, todos os dias, algo ainda comum para muitas PMEs. No mundo de hoje, ainda mais complexo e competitivo, possuir parceiros que facilitem a gestão se tornam indispensáveis para todos os tipos de empresa, mas especialmente para as MPEs”, aponta Tiago.