Mitos X Verdades sobre a gamificação nas empresas

As empresas, atualmente, para se inovarem têm investido na gamificação, ou seja, implementam técnicas de jogos para engajar colaboradores. Para se se ter uma ideia, de acordo com o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), em 2020, 85% das atividades serão compostas por elementos de games. Então, é possível perceber que é uma tendência para este ano. Mas quais as principais características da gamificação? Como podemos implementar?

Segundo Tomás Camargos, sócio-fundador da VIK, startup que oferece um programa de saúde gamificado para as empresas, essa é uma forma lúdica de engajar e trazer leveza para os colaboradores que, muitas vezes, encontram-se estressados com as tarefas do dia a dia. “Games proporcionam interação, amizade, momento de descontração e ainda uma motivação, pois sempre deve haver uma premiação no final”, comenta o empresário. Confira os mitos e verdades sobre o tema:

. Traz motivação para os colaboradores: VERDADE – A gamificação pode ser aplicada de diversas formas, como um programa que promove saúde, por meio da atividade física, em que é possível criar uma competição saudável entre os membros de uma equipe, com uma premiação no final para quem fizer mais pontos. “Não importa como o game será aplicado, ele sempre terá o intuito de promover uma maior interação e fazer com que os colaboradores não se tornem robôs. Hoje, os colaboradores buscam felicidade acima de tudo”, complementa o especialista.

. Em 2020, vão aparecer em aplicativos móveis: VERDADE – Uma tendência para este ano é que os programas de gamificação poderão ser controlados por dispositivos móveis. O público consome notícias e conteúdos por meio dos smartphones e os aplicativos têm dominado o mercado com a chegada de novas startups. “Em 2020, essa será a tendência que as pessoas procurarão”, pontua.

. Melhoria no raciocínio lógico: VERDADE – Jogos exigem concentração, foco e outras diversas habilidades que também precisamos ter no ambiente de trabalho. Assim, é uma forma de proporcionar isso para os membros de uma equipe, de uma forma prazerosa. ” Hoje as pessoas querem trabalhar em um lugar leve, que usufrua de suas habilidades e intensifique seus pontos positivos”, diz Tomás.

. Não é possível medir resultados: MITO – Como citado acima, os programas gamificados para empresas tendem a migrar para o mundo digital. E, junto com a tecnologia, surgem formas de medir os resultados daquele determinado game. “Na VIK, por exemplo, enviamos um relatórios de pontos de cada colaborador, o engajamento e índices no final do desafio. É uma forma de mostrar a importância desses jogos para o bem-estar geral das corporações”, finaliza Tomás. Fonte e mais informações: (www.desafiovik.com.br).

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