As empresas, atualmente, para se inovarem têm investido na gamificação, ou seja, implementam técnicas de jogos para engajar colaboradores. Para se se ter uma ideia, de acordo com o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), em 2020, 85% das atividades serão compostas por elementos de games. Então, é possível perceber que é uma tendência para este ano. Mas quais as principais características da gamificação? Como podemos implementar?
Segundo Tomás Camargos, sócio-fundador da VIK, startup que oferece um programa de saúde gamificado para as empresas, essa é uma forma lúdica de engajar e trazer leveza para os colaboradores que, muitas vezes, encontram-se estressados com as tarefas do dia a dia. “Games proporcionam interação, amizade, momento de descontração e ainda uma motivação, pois sempre deve haver uma premiação no final”, comenta o empresário. Confira os mitos e verdades sobre o tema:
. Traz motivação para os colaboradores: VERDADE – A gamificação pode ser aplicada de diversas formas, como um programa que promove saúde, por meio da atividade física, em que é possível criar uma competição saudável entre os membros de uma equipe, com uma premiação no final para quem fizer mais pontos. “Não importa como o game será aplicado, ele sempre terá o intuito de promover uma maior interação e fazer com que os colaboradores não se tornem robôs. Hoje, os colaboradores buscam felicidade acima de tudo”, complementa o especialista.
. Em 2020, vão aparecer em aplicativos móveis: VERDADE – Uma tendência para este ano é que os programas de gamificação poderão ser controlados por dispositivos móveis. O público consome notícias e conteúdos por meio dos smartphones e os aplicativos têm dominado o mercado com a chegada de novas startups. “Em 2020, essa será a tendência que as pessoas procurarão”, pontua.
. Melhoria no raciocínio lógico: VERDADE – Jogos exigem concentração, foco e outras diversas habilidades que também precisamos ter no ambiente de trabalho. Assim, é uma forma de proporcionar isso para os membros de uma equipe, de uma forma prazerosa. ” Hoje as pessoas querem trabalhar em um lugar leve, que usufrua de suas habilidades e intensifique seus pontos positivos”, diz Tomás.
. Não é possível medir resultados: MITO – Como citado acima, os programas gamificados para empresas tendem a migrar para o mundo digital. E, junto com a tecnologia, surgem formas de medir os resultados daquele determinado game. “Na VIK, por exemplo, enviamos um relatórios de pontos de cada colaborador, o engajamento e índices no final do desafio. É uma forma de mostrar a importância desses jogos para o bem-estar geral das corporações”, finaliza Tomás. Fonte e mais informações: (www.desafiovik.com.br).