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Home Office: cuidado com a Síndrome de Burnout

em Mais
sexta-feira, 19 de junho de 2020

Competitividade acirrada, metas cada vez maiores e mais rígidas, tempo escasso e cobrança excessiva fazem do mercado corporativo um negócio para o desenvolvimento das chamadas doenças emocionais e, agora com a covid-19, essa tendência tende a ser maior, por conta que o home office ganha espaço durante essa pandemia, e várias empresas têm recorrido ao home office como ferramenta para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores.

Porém, é preciso cuidado com a síndrome de burnout, porque o profissional precisa cumprir prazos, buscar um rotina, ter disciplina e responsabilidade para realizar as tarefas do trabalho e saber conciliar a hora do trabalho no ambiente residencial e isso pode gerar o esgotamento profissional, que afeta a saúde do trabalhador. Para a mestra em administração, Andrea Deis (*), o home office auxilia no plano de contingência. O estresse tem sido rotulado como o grande mal do século e crescendo o número de pessoas com a Síndrome de Burnout.

Conhecida pelo esgotamento profissional, tende a aumentar e para quem não tiver uma disciplina e planejamento no home office, pode adquirir a doença. A chamada Síndrome de Burnout é definida por alguns autores como uma das consequências mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional). Enfim, a Síndrome de Burnout representa o quadro que poderíamos chamar “de saco cheio” ou “não aguento mais”.

No Brasil, um levantamento apontou os executivos brasileiros entre os mais insatisfeitos do mundo com o equilíbrio entre vida familiar e dedicação profissional. É claro que não precisa ser executivo para se identificar com o estresse no trabalho, mas, entre eles o nível de estresse patológico chega a 44%. Segundo a gestora Andrea Deis, o executivo está sendo cada vez mais exigido no que diz respeito a produtividade e resiliência. Gerenciar as emoções também é necessário para a redução do estresse. “A depressão é a doença número uma esperada até 2030. Portanto, temos que prestar atenção aos sinais que nossas emoções estão nos apresentando”, alerta.

Profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver a síndrome. Seus principais indicadores são: cansaço emocional, despersonalização, falta de realização pessoal, dores de cabeça, problemas digestivos, erupções cutâneas, resfriados constantes, alterações de apetite, fadiga, dificuldade de concentração, vazio mental, esquecimentos, frustração, agressividade e solidão.

Confira 7 dicas da gestora empresarial, Andrea Deis para trabalhar home office e evitar o esgotamento profissional:

1 . Aprenda a administrar o seu tempo.
2 . Repense sobre seus valores e perceba como está lidando com eles.
3 . Estabeleça prioridades.
4 . Aprenda a lidar com o vício do sucesso.
5 . Ninguém está livre das frustrações. Aprenda a superá-las.
6 . É importante saber gerenciar os relacionamentos.
7 . Saiba administrar os conflitos e não somatizá-los.

(*) – Palestrante e escritora, é Mestra em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gestora Empresarial pela FGV e Master Coach com mais de 18 mil horas de atendimento.