128 views 3 mins

Formação gratuita para empreendedoras brasileiras

em Mais
sexta-feira, 02 de dezembro de 2022

O empreendedorismo feminino vem crescendo em nosso país e aumentando a presença de mulheres no mercado de trabalho e em papéis de liderança.

Segundo o Sebrae, atualmente, 46% dos empreendedores iniciais são mulheres e a presença delas, como fundadoras, CEOs e diretoras, impulsiona também o ingresso de outras mulheres no mercado de trabalho. Cerca de 60% das empreendedoras mulheres têm preferência pela mão-de-obra feminina, mostram dados da pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME, 2019).

Visando potencializar os negócios de mulheres empreendedoras, o Departamento de Estado dos Estados Unidos realiza um programa de apoio ao empreendedorismo feminino, a Academia para Mulheres Empreendedoras – AWE (sigla em inglês para Academy For Women Entrepreneurs), financiado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e que contoucom a implementação do Grupo +Unidos em suas duas primeiras edições.

O + Unidos é uma organização da sociedade civil que mobiliza empresas para transformar o Brasil por meio de projetos de educação que gerem impacto e resultados na empregabilidade, e apoio pedagógico da startup Somos Todas Marias.

A AWE é uma iniciativa que oferece formações focadas em estratégias para alavancar o potencial econômico, criação de condições para maior estabilidade, segurança e prosperidade dos negócios de empreendedoras, além de mentorias com profissionais do mercado bem-sucedidas e com experiência em gestão.

O currículo da AWE-Brasil tem como base os módulos do curso on-line ‘10.000 Mulheres’, da plataforma educacional Coursera, e inclui sessões sobre expansão de negócios, finanças, planejamento financeiro, negociação, vendas, marketing, operações, gerenciamento e muito mais.

Além da formação online, o programa conta com palestras, oficinas, feiras virtuais, interação com empreendedoras de sucesso, acompanhamento por mentores experientes, acesso a ferramentas inovadoras e várias outras atividades de enriquecimento profissional e comercial.?

A primeira versão do programa aconteceu em 2020 e formou 89 empreendedoras em 17 estados brasileiros. Já a segunda edição, AWE 2.0, que aconteceu em 2022, contou com a participação de 90 empreendedoras de 19 estados e do Distrito Federal. O +Unidos, associação sem fins lucrativos, é um fundo de investimento social colaborativo idealizado pela Embaixada dos EUA, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O Grupo, formado por grandes empresas atuantes no Brasil, trabalha desde 2008 na capacitação dos jovens brasileiros por meio do desenvolvimento de iniciativas voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma nova forma de pensar os esforços em responsabilidade social que são hoje realizados no país.? Para mais informações, acesse: (www. maisunidos.org).