Fim de ano pode ser o melhor período para fidelizar clientes

Os dois últimos meses do ano, geralmente, é o período preferido para a economia. Esse momento é marcado pelo aumento nas vendas e datas super importantes para o comércio, como a Black Friday e o Natal. O problema é que tais datas podem oferecer riscos quando não administradas da forma correta e, ao invés do cliente ser conquistado em longo prazo, ele acaba se afastando e levando junto outras pessoas que tomam conhecimento da situação.

Aline Oneda (*), especialista em marketing e encantamento do cliente, conta que um dos principais motivos de afastamento do cliente nesse período são as famosas promoções enganosas e falha no atendimento. “Às vezes, o empresário está tão preocupado em lucrar mais neste momento que ele só pensa na compra final e esquece de planejar os detalhes que vão fazer toda a diferença.

Por exemplo, um erro gravíssimo é realizar falsas promoções, como aumentar o valor de um produto e abaixar logo em seguida para parecer que o desconto é imperdível. Porém, com tanto acesso a tecnologia, o cliente sempre vai perceber esse golpe”, alerta. Além disso, a jornada do cliente precisa ser pensada com tanto carinho como em qualquer época do ano. “Se os clientes vão aumentar, todo o resto também precisa seguir o mesmo caminho.

O que acontece é que muitas vezes os colaboradores ficam sobrecarregados no fim do ano com o aumento das vendas e não conseguem atender todas as solicitações de clientes. Enquanto isso, o estresse em entregar tudo no prazo acaba tornando muito mais fácil errar nos pedidos, na entrega ou no atendimento. Por isso, o número de colaboradores precisa ser proporcional às demandas que você pretende receber”, esclarece.

. O que evitar – O fim de ano é considerado decisivo para o próximo ciclo que está por vir. Então, fazer bonito nesse período é sinônimo de sucesso para os outros 12 meses que vão chegar. Portanto, algumas atitudes devem ser regra. Aline aproveitou para separar uma lista do que não pode faltar – e o que deve ser evitado. Confira:

. Se planeje – pensar muito nas promoções e formas de atrair o cliente é o ponto principal nesse momento. Além disso, sem planejamento, as chances de errar ou lidar com grande número de imprevistos se tornam muito maiores.

. Faça promoções verdadeiras – nunca engane o seu cliente com promoções falsas. Faça um documento bem elaborado com as condições especiais que serão oferecidas. Mesmo que seja sem querer, uma promoção mal planejada pode se tornar uma dor de cabeça, além de ser uma ação criminosa em casos mais graves.

. Pense no pós-venda – às vezes o fim de ano apresenta excelentes resultados, mas, logo em seguida, os clientes somem. Isso acontece quando não se pensa na fidelização desse consumidor. Por isso, tanto o processo de compra, quanto o pós-venda precisam ser planejados e realizados com qualidade. Por exemplo, envie um e-mail ou mensagem desejando boas festas, pergunte se tudo saiu como o esperado e ofereça condições especiais para a próxima compra.

(*) – É publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente (https://www.instagram.com/alineoneda/).

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