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ERP: cinco dicas para escolher um sistema de gestão

em Mais
quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Alexandre Dissordi (*)

Um software ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão integrado que permite a automatização e gerenciamento das mais diversas etapas de um negócio. A solução registra informações referentes a funcionários, clientes, fornecedores, produtos, compras, vendas, impostos, entre outras, com a finalidade de organizar e otimizar o funcionamento de uma empresa.

Como existem várias soluções disponíveis no mercado, listei aqui cinco dicas fundamentais para escolher o ERP mais adequado para a sua empresa.

  1. Em nuvem – Ter a gestão na nuvem significa ter liberdade para gerenciar uma empresa de qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, esse tipo de sistema permite redução dos custos de TI, não sendo necessária uma infraestrutura física. Isso elimina os custos de manutenção e integração dos sistemas, além de atualizações automáticas, sem perda de dados. Por isso, nem cogite adotar um sistema que não esteja 100% na nuvem.
  2. ERP com CRM – Para evitar a utilização de vários sistemas desintegrados, é ideal escolher um ERP que já disponha de um CRM. Do inglês Customer Relationship Management, esse sistema centraliza as informações do relacionamento com os clientes.

Quando a empresa escolhe um ERP que já tem um CRM, consegue integrar todas as ações de serviços, marketing e vendas de modo sincronizado, permitindo a melhor jornada de compra aos clientes e um menor custo para as operações. A integração do ERP com o CRM melhora a relação entre os departamentos de uma empresa, evitando erros, retrabalhos e processos burocráticos.

  1. Business Intelligence integrado – Com a plataforma de BI integrada ao ERP, é possível combinar dados com análises visuais para gerar insights de negócios significativos e acionáveis. O acesso a relatórios e informações relevantes para a tomada de decisão acontece de forma rápida, atualizada e segura.

Os usuários podem ainda personalizar facilmente as funcionalidades à medida em que a empresa cresce ou muda as suas operações, proporcionando a utilização de um único sistema. Portanto, nem pense em adotar uma solução sem Business Intelligence.

  1. Automatização dos processos internos – Nada de trabalhos manuais ou passíveis a erros. Com um ERP, a empresa é capaz de operacionalizar todas as suas rotinas, automatizar os processos e reduzir os erros tanto na coleta como na análise de dados. Todos os processos internos passam a ser automatizados e padronizados de acordo com as melhores práticas do mercado, gerando economia de tempo, melhora na produtividade das equipes e redução de erros.
  2. Flexibilidade e personalização – Um bom ERP deve acompanhar o crescimento de uma empresa. A solução deve permitir a personalização, sendo escalável e adaptável às necessidades das empresas. Por isso, é fundamental escolher um software com atuação mundial, capaz de acompanhar a expansão de uma empresa não apenas dentro do Brasil, mas também no exterior.

Um ERP de padrão internacional permite a adaptação automática de idiomas, moedas e até tributos, promovendo muito mais agilidade e confiabilidade à gestão multinacional. Independentemente das necessidades de cada empresa, um ERP adequado é capaz de modernizar a gestão, eliminando processos manuais, a duplicação de dados e principalmente os erros humanos. Assim, é possível aposentar definitivamente as planilhas e inaugurar uma rotina gerencial muito mais eficiente.

(*) – É cofundador e diretor comercial da Active Cloud Solutions, maior parceira da Oracle NetSuite na América do Sul.