Dicas para quem está pensando em empreender em 2022

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Mas apesar dos obstáculos, 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos três anos, de acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria do Sebrae com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). Thiago Lima é um jovem empreendedor que conseguiu se destacar em um mercado competitivo.

Fundou a LinkApi, plataforma global de integração de APIs, que após 3 anos de operação foi adquirida pela Semantix, em janeiro de 2021, em uma transação de R$ 100 milhões. Atualmente, Thiago atua como CTO na Semantix, além de ser conselheiro na Aché Laboratórios, Sapore, e Excella. O empreendedor reuniu alguns aprendizados que podem ser úteis para quem está começando. Confira:

1) Estruturar uma equipe – Montar um bom time de colaboradores técnicos no Brasil é uma tarefa cada vez mais complexa. Isso porque a formação de profissionais não está conseguindo acompanhar a alta procura pelo mercado. Isso acontece em alguns segmentos como o de Tecnologia, por exemplo – ainda em 2019, a Brasscom, chegou a apontar um déficit potencial, anual, de 24 mil profissionais em TI.

Segundo o estudo, o número de formados chegava a 46 mil alunos por ano, enquanto a demanda estimada, entre 2019 e 2024, alcançaria aproximadamente 70 mil. “É necessário que as empresas foquem em formação”, complementa o empreendedor.

2) Incentivos fiscais – O Brasil está muito atrás neste quesito. O empreendedor ainda tem dificuldade em dar início a abertura de uma empresa pela burocracia e também de manter em funcionamento, pelo alto custo de imposto que terá que arcar. Então, é importante estar preparado para as dificuldades burocráticas e cuidar do coração da empresa: o fisco.

3) Falta de conhecimento sobre o empreendedorismo – Ainda não está difundida uma educação empreendedora no nosso País. Apenas recentemente, a aceitação por livros sobre o sucesso de empreendedores está se tornando um marco. Esse obstáculo pode atrapalhar bastante quem está começando. Então, a dica, neste caso, é construir um bom networking e não ter medo de perguntar algo que você não sabe. – Fonte e outras informações: (https://semantix.com.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap