Demanda online de consumidoras de luxo sobe 41%

Quatro em cada dez consumidoras da classe mais alta do país estão consumindo mais produtos por meio da Internet do que faziam antes da pandemia, indica uma pesquisa do instituto Qualibest sobre esse público. Foram ouvidas 400 mulheres residentes em São Paulo entre os dias 14 a 22 de maio por meio de um questionário online.

O estudo foi feito por meio de uma rede do QualiBest que reúne apenas mulheres com renda média de R$ 40 mil mensais. Elas toparam responder a pesquisa em troca de uma doação de R$ 20, cada uma, à Liga de Proteção, fundação do Hospital do Coração que ajuda no combate à Covid-19. A pesquisa contou com a parceria da plataforma Back IN B e da plataforma de arte ArtSoul.

Segundo os dados, outras 23% delas mantiveram o volume de consumo online que já possuíam antes da pandemia – o que indica que a Internet tem sido um refúgio para a continuidade de muitos hábitos de consumo desse grupo da população. Há ainda 12% que contam que, em meio à crise, começaram a demandar produtos e serviços via e-commerce – prática que não tinham antes. Reunindo os três grupos de respostas, assim, 77% das mulheres dessa camada estão consumindo no mercado online neste momento.

“Apesar de muitas consumidoras do luxo estarem gastando menos durante a pandemia, o e-commerce é uma oportunidade para esse segmento. Ele não apenas teve aumento na demanda, como ganhou novos clientes”, afirma Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest. “É interessante notar que, além de farmácia e alimentação, o principal consumo ficou com produtos para a casa e para lidar com a quarentena: livros, aparelhos de ginástica, jogos de tabuleiro, eletrodomésticos e utensílios domésticos”, completa.

Se a demanda no e-commerce aumentou para produtos cotidianos, esse hábito já existe mesmo em consumos característicos dessas pessoas, como obras de arte e vestuário. Entre a parte dessas mulheres que comprou alguma obra de arte nos últimos três anos (38%), 86% dizem que adquiririam uma peça via marketplace sem problemas, por exemplo. “A aceitação da venda de arte online cresce em alguns cenários específicos: quando a obra tem um valor menor, quando é de um artista conhecido ou quando há a possibilidade de troca”, analisa Carla Loureiro, sócia fundadora da ArtSoul.

Já em relação às roupas, um terço (33%) dessas mulheres diminuiu a frequência de compra pela Internet. O número é semelhante ao de consumo de sapatos (31%). “Ao contrário do que se diz, elas estão sem clima para comprar roupa agora. Até as famosas ‘malinhas’ estão sendo evitadas”, diz ela Roberta Salum, consultora de negócios da Back in B, fazendo referência às lojas que enviam peças novas para as casas das clientes. “Como também estão faltando eventos, é algo que elas não vão pensar tão cedo”, finaliza.

Fonte e mais informações: (www.institutoqualibest.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap