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Datas comemorativas e campanha de cashback alavancam vendas

em Mais
segunda-feira, 02 de maio de 2022

Felipe Rodrigues (*)

Não é segredo para ninguém que determinadas datas comemorativas são extremamente importantes para as empresas. Muitas vezes, inclusive, é em virtude de uma única data especial que toda uma indústria alcança lucros que vão sustentar toda a cadeia de produção por um semestre ou até mesmo por um ano inteiro.
Assim, é inegável que o bom aproveitamento das datas comemorativas pode ser fundamental para a sequência de um negócio e, mais do que isso, pode trazer grandes oportunidades de crescimento para uma marca.

Uma pesquisa realizada pela Ebit Nielsen mostrou que os dias festivos representaram 34% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020, que foi de R$ 87,4 milhões. Ou seja, por esse demonstrativo é possível entender que não só é importante aproveitar as oportunidades proporcionadas por essas datas específicas, como se deve investir na criação de mecanismos para potencializá-las. O primeiro e mais importante passo a ser dado é o de identificar com quais datas comemorativas o seu negócio tem aderência. Tanto as datas exclusivamente comerciais quanto as mais tradicionais podem fazer parte da sua estratégia de negócio.

Elas só precisam fazer sentido para o seu público e estar de acordo com os produtos comercializados. Invista em campanhas nas redes sociais, trabalhe ações de e-mail marketing, crie kits e sugestões de presentes para a ocasião a fim de inspirar seus clientes, personalize o visual da sua loja usando cores e temas relacionados à data festiva, analise os meios de entrega que estão sendo utilizados pela sua loja e se necessário busque novos parceiros.

Além disso, programe a aquisição e forme estoque dos produtos que tenham bom apelo para a ocasião. Aliás, aproveite para atrair e fidelizar novos consumidores. As datas comemorativas são excelentes oportunidades para isso. Prestando um bom atendimento, entregando os pedidos no prazo e fazendo um pós-venda personalizado é possível conquistar os clientes e fazê-los retornar para novas compras no decorrer do ano. Para isso, estruture bem o time de atendimento e pós-vendas, reforce os treinamentos com as equipes e invista em ações de encantamento.

Se houver a possibilidade de entregar “algo a mais” ao cliente, não deixe de aproveitar a oportunidade de criar campanhas de cashback. Incentivar as compras inteligentes e retornar um percentual do valor da compra ao consumidor é possível também para lojas de pequeno e médio porte, que ainda por cima ainda terão a vantagem de estar expostas, lado a lado, junto de grandes players do e-commerce, por exemplo, que também ofereçam o benefício.

Para finalizar, não deixe de organizar bem o seu estoque, para que não haja divergências entre os produtos anunciados em sua loja e o que está efetivamente disponível para entrega. Cuide para que a reposição dos itens vendidos seja realizada rapidamente para que não haja risco de perder oportunidades importantes de vendas no período mais importante do ano para o seu negócio.

(*) – Especialista em e-commerce, é fundador e CEO do Meu Dim Dim, plataforma de cashback 100% brasileira (www.meudimdim.com.br).