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Conversar com seu consumidor ajuda a entender o que ele deseja

em Mais
segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Começar a vender não é uma tarefa fácil e captar clientes é o principal desafio na jornada de qualquer empreendedor. Um consumidor de um produto pode ser qualquer pessoa, nas mais diversas condições ou situações, e o importante é saber que será necessário construir um bom relacionamento com o cliente.

Para Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, iniciar no caminho do empreendedorismo pede estudos e aprofundamento. “Quando eu comecei a minha vida de vendedor não tinha ideia do que era vender e como fazer o cliente querer comprar de mim. Minha primeira atitude, e também meu primeiro erro, foi falar demais e não ouvir as necessidades de potenciais consumidores.

Percebi que precisava entender mais sobre como funciona o processo de vendas, então fui buscar conteúdos sobre o assunto. Me deparei, apenas, com técnicas milenares que sim, podem ser efetivas, mas o sentimento que eu tinha era que essas técnicas ensinavam a empurrar o produto ou serviço para as pessoas”, relata.

A comunicação através de um diálogo é primordial para ter sucesso nas vendas. “Primeiro eu entendi que não precisava ser como todo mundo e poderia ter o meu próprio jeito de vender. Mas a venda estava ligada à comunicação. Quanto mais eu conversava, mais eu vendia. A conversa e o contato com o cliente gera mais segurança, permitindo que as pessoas conheçam seus consumidores tão bem a ponto de ofertar os produtos mais condizentes com a realidade e necessidade deles.

O caminho contrário também acontece, com o cliente conhecendo melhor o empresário e se identificando com sua metodologia de venda”, pontua. O estreitamento do relacionamento entre profissionais e consumidores pode trazer os melhores resultados quando a meta é realizar vendas.

“Quando um barbeiro aumenta o preço do serviço, por exemplo, a maioria dos clientes irá continuar indo ao estabelecimento. Isso é porque eles confiam e preferem pagar mais caro com a certeza da qualidade do produto ou serviço oferecido. E assim é com qualquer cliente. Quando se constrói uma relação amistosa e fraterna com as pessoas, elas passam a confiar naquele estabelecimento independente do preço.

Por isso, alguns vendedores têm a capacidade de vender produtos muitos mais caros, enquanto outros não conseguem”, revela Cleber. Para o empreendedor, a venda é dividida entre comportamento, técnica e estratégia. “Nesse caso, saber falar com as pessoas é uma forma de comportamento e estratégia. Tudo tem seu encaixe perfeito e, com isso em mente, é possível alcançar resultados extraordinários. Mas para ter sucesso, é preciso praticar”, finaliza. – Fonte e mais informações, acesse: (www.cleberbrandao.com.br).