O cenário do empreendedorismo brasileiro não para de crescer, todos os dias surgem novas oportunidades para quem quer ter o próprio negócio. Segundo Abstartups, de 2015 até 2019, o número de startups saltou de uma média de 4100 para 12700. Apesar do crescimento, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, mais de 70% das empresas brasileiras fecham em menos de 10 anos de existência.
De acordo com Fernando Patara, co-fundador da 2Simple, companhia que auxilia com estratégias para o crescimento sustentável de startups, é importante atenção, pois não basta uma boa ideia para garantir sucesso de um negócio. “Existem alguns pontos como planejamento estratégico e estruturação da empresa que são tão importantes quanto a ideia inicial. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade prática, é preciso um plano de negócios, que vai ser um guia para a empresa”, explica.
Pensando nisso, o executivo separou algumas dicas sobre como transformar uma ideia em um negócio de sucesso. Confira!
1 – Monte um planejamento – O plano de negócio é o primeiro passo dessa caminhada. Para abrir um novo empreendimento é imprescindível entender o seu público, seus concorrentes, seu ramo, o quanto você tem de capital e o quanto precisa para começar. A partir disso, é possível analisar e definir estratégias para sua startup.
2- Conheça o seu público – Primeiramente, defina sua persona. Saber quem é o seu público é de extrema importância, é ele que vai direcionar o seu trabalho. Busque ter um canal de comunicação com ele e se inteire das suas necessidades. Assim, você consegue acompanhar o seu ramo e sempre se reinventar como prestador, atendendo as necessidades de quem realmente consome o seu produto ou serviço.
3 – Conheça o mercado – Existe mercado para sua ideia? As pessoas estão precisando do seu produto ou serviço? Investigue isso. Às vezes, a ideia é genial, mas não para aquele momento. Saiba o que o mercado precisa e quais são suas dores.
4 – Organize suas finanças – Se prepare financeiramente. Antes de ter algum lucro, você terá que investir. É necessário que tenha um capital de giro, um dinheiro para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa. Todo investimento leva tempo para dar resultado. Por isso, tenha paciência. Se a sua ideia ao abrir um negócio for lucro instantâneo, é melhor repensar se o empreendedorismo é mesmo o que deseja.
5 – Invista em comunicação – Se engana quem acha que a comunicação é algo dispensável. Ela facilita a interação com o público final e os processos de troca. Além de divulgar o seu produto e serviço, também é possível avaliar sua recepção no mercado. Dito isso, é importante frisar que a comunicação interna também é bastante relevante. Pois, para que as coisas aconteçam e funcionem dentro da sua instituição, tudo deve estar muito bem alinhado entre você e seus colaboradores.
Fonte e outras informações: (http://2simple.com.br/).