103 views 4 mins

Como transformar sua franquia em uma máquina de dinheiro

em Mais
quinta-feira, 10 de junho de 2021

Fazer a gestão de franquia não é uma tarefa difícil, até porque o modelo de negócio é entregue praticamente pronto para o franqueado, que terá a missão de executá-lo em sua própria realidade empreendedora. Entretanto, é preciso entender que somente isso não basta, pois será preciso uma boa gestão capaz de levar o negócio ao sucesso desejado.

Afinal, de nada adianta ter um bom suporte, um modelo de operação fluido, um produto excelente, dentre outros benefícios oferecidos pela franquia, se não há boas práticas para administrar o negócio, não é mesmo? Sabemos que nem todo empreendedor tem esse conhecimento no início e precisa de ajuda para sanar essa pendência. Por isso, preparamos aqui dicas de gestão de franquia que vão ajudá-lo a chegar à eficiência. Confira!

. Preze por um controle financeiro adequado – A primeira dica relacionada à gestão de franquia é realizar um bom controle financeiro. O básico é buscar conhecimento e ferramentas para ajudar o negócio e para entender qual é a sua realidade financeira, quais são os seus gastos, as suas entradas financeiras e como é possível otimizar tudo isso. Busque entender os recursos básicos desse mundo das finanças, principalmente sobre a ferramenta de controle e fluxo de caixa.

. Crie uma cultura de produtividade – Vivemos em uma época em que o tempo está cada vez mais corrido, então, será preciso foco para que a gestão seja eficiente. Por isso, a sugestão é que a cultura da produtividade seja válida para todos os colaboradores, que devem ter em mente que, além desse pensamento produtivo, será preciso fazer tudo com qualidade para que não seja necessário refazer o trabalho.

. Tenha uma boa gestão de marketing e vendas – Uma das principais atividades de uma franquia é realizar a venda dos seus produtos. Então, é preciso ter em mente que nenhum cliente vai cair do céu; será preciso construir uma boa força de vendas e uma reputação no mercado. Ter uma boa gestão de marketing e vendas ajuda muito nessa conquista, guiando no que precisa ser feito e corrigindo ao longo do caminho, além de ter uma boa previsibilidade em relação ao número de potenciais clientes a cada mês.

. Não se esqueça da gestão de pessoas – Nenhum negócio consegue se sustentar sem as pessoas. Por isso, é preciso que todos os colaboradores sintam-se à vontade e motivados a trabalhar. Isso pode ser muito bem feito com boas práticas de gestão de pessoas. Tenha em mente que a gestão de franquia dependerá também do quanto os funcionários colaboram para que tudo funcione bem. Então, jamais se esqueça desse ponto e priorize o bem-estar dos que estarão trabalhando com você.

Para o empresário Reginaldo Boeira (*), um dos erros de quem anseia entrar no mundo dos negócios, é achar que basta investir e esperar as coisas acontecerem. “Investir é apenas o começo. O verdadeiro empreendedor vive a empresa todo o dia e busca de maneira incessante a evolução de seu negócio. E nas franquias isso não é diferente. É preciso planejamento e constância”.

(*) – É fundador e CEO da KNN (https://www.instagram.com/reginaldoboeira/).