Como reconduzir os consumidores online para a loja física

Até há pouco tempo, o principal desafio dos negócios do varejo era levar consumidores para o mundo online. Agora, na nova fase de reabertura de mercado e o futuro pós-pandemia, tornou-se crítico percorrer um caminho híbrido: fazer com que as pessoas que já estão acostumadas com compras no mundo online, regressem para a loja física.

Esse esforço tem sido ainda mais crítico para as franquias baseadas em lojas de rua, para as quais as lojas físicas representam 57,6% do faturamento, segundo o Relatório de Desempenho da ABF no primeiro trimestre de 2021. “Sair de casa não é mais algo tão trivial, o que faz com que as pessoas acessem a internet para se informar antes sobre horários de atendimento, disponibilidade de produtos, tipos de cardápios para não perder a viagem”, afirma João Lee, sócio fundador da startup brasileira Simplex, especializada em aumentar o tráfego e a conversão de vendas.

Para ajudar as franquias nesta retomada, a Simplex oferece o Store Locator, uma nova funcionalidade de sua plataforma Indexa, que visa aumentar o tráfego e conversão de vendas especificamente no universo online e off-line. Quer comprar na internet? Ótimo! Quer buscar na loja! Tem também. Basicamente, sua função é captar consumidores que estejam online realizando buscas e lhes indicar as lojas físicas mais próximas de uma determinada marca.

. Em busca de um hambúrguer – O Store Locator tem como alvo, por exemplo, um usuário em trânsito que busca por um hambúrguer. Esta funcionalidade do Indexa oferece a ele uma landing page sob medida para este tipo de busca, de forma a direcioná-lo diretamente à lanchonete de uma marca específica do bairro onde ele está. “Já estamos realizando esse serviço para o Burger King do México”, explica João Lee.

O Store Locator utiliza recursos de inteligência artificial para captar consumidores e “prever” o que eles estão buscando online. E isso é feito de diversas formas. Por exemplo, usando referências geográficas famosas, próximas a lojas físicas de seus clientes, e criando, automaticamente, landing pages que contenham esses mesmos termos usados pelo consumidor, de forma a atender exatamente o que ele está procurando nas proximidades.

Essas páginas trazem informações como preços, imagens e detalhes dos itens procurados e apresentam o mesmo layout do site do e-commerce. Também está desenhada para respeitar todas as regras dos sites de buscas para otimizar os resultados de busca orgânica. No caso de franquias de alimentação, a funcionalidade faz uso de uma vasta variedade de termos como lanches, hambúrgueres, fast food, refeição rápida, sanduíche e afins e, a partir deles, cria novas landing pages para captar buscas com esses termos orientando o consumidor lanchonete mais próxima daquela marca específica.

E isso pode ser adaptável a qualquer tipo de negócio, como lojas de móveis, vestuário, supermercados e até mesmo redes de academia. “Se antes, com a plataforma Indexa, melhorávamos o desempenho do SEO de importantes e-commerces no mundo online, agora atendemos demandas multicanais, para o caso de quem possui um site ou loja online, mas que também tem o objetivo de aumentar as vendas nas lojas físicas”, resume Lee. – Fonte e mais informações: (https://www.simplex.com/).

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