Milton Jaworski (*)
Um dos grandes mantras de empreendedores ao redor do mundo é de que as crises trazem também as oportunidades. A frase pode soar otimista, mas carrega verdade. Muitas empresas que aparentam estar em crise carecem apenas de organização e planejamento estratégico para superar essa fase e voltarem a viver etapas mais tranquilas. Medidas simples podem resultar no bom resultado empresarial, independente do quadro econômico.
Entretanto, nem todo empresário está apto a identificar as oportunidades e riscos envoltos ao seu negócio. Em geral, as consultorias financeiras são fundamentais nesse processo, identificando melhorias e contribuindo para adequar o planejamento estratégico. Veja quatro pontos importantes deste processo:
- – Seja ágil e efetivo – Agilidade no processo produtivo, em geral, resulta em mais produtividade. Ou seja, sua capacidade produtiva estará otimizada conforme a demanda, reduzindo custos e garantindo um bom atendimento ao consumidor. As experiências de compra – cumprimento de prazos, qualidade do produto e do pós-atendimento – determinam a possibilidade de fidelizar um cliente ou não. Ou seja, essa efetividade precisa ser frequente, mas ganha ainda mais importância em momentos de crise.
- – Crie diferenciais – Como fazer com que o consumidor lembre de sua empresa? Um produto diferente, atendimento cuidadoso, novidades lançadas, forma de comunicação, entre outros aspectos podem significar o diferencial da sua empresa em um mercado competitivo, levando-o a gerar uma relação com a marca ou produto. Esse diferencial exclusivo é determinante para tomar decisões do planejamento estratégico.
- – Use as ferramentas adequadas – Sua empresa conta com um sistema de gestão? Implantou um CRM? Tem as informações dos clientes, facilitando o atendimento de consumidores? Para cada uma dessas perguntas – e para cada área –, existem ferramentas específicas que devem ser usadas pelos departamentos. Um planejamento estratégico eficaz vai levar a integração e a otimização dos setores, visando a melhoria da performance como um todo, mesmo em momentos difíceis.
- – Implante estratégias de crescimento – O planejamento estratégico vai indicar as estratégias de crescimento da empresa. Um momento de crise, por exemplo, gera oportunidades para setores que, na contramão da maioria, aumentam os seus resultados. Sua empresa pode ingressar nesse mercado específico? Em período de curto, médio e longo prazos, quais serão os investimentos feitos a fim de garantir uma empresa saudável?
Respostas para essas questões são, por vezes, difíceis para os empresários, visto que estão no dia a dia da empresa. Por esse motivo, o frescor de uma consultoria pode auxiliar a identificar essas oportunidades e os riscos existentes.
(*) – Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, há mais de 30 anos fundou a Jaworski Consultoria Empresarial (www.jaworskiconsultoria.com.br).