A Black Friday deste ano deve movimentar mais de R$6 bilhões no e-commerce, com um volume de pedidos estimado em mais de oito milhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para “abocanhar” uma boa fatia desses resultados, é preciso garantir lojas virtuais estáveis e que ofereçam uma boa experiência de compra.
“As expectativas estão altas e o e-commerce não pode perder oportunidades de venda pela falta de uma boa performance no site. Deixar para fazer melhorias de última hora é um risco que não vale a pena.
A performance é uma peça-chave para o negócio fluir bem, sobretudo no período de grandes promoções, sendo fundamental também para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes”, aponta Pablo Ribeiro, Co-founder e CEO da M3 E-commerce, e apresenta três sugestões:
1) Carregamento da página e informações – O primeiro passo é se certificar de que a plataforma não vai demorar para carregar páginas e informações na hora dos picos de acesso.
É crucial fazer testes de carga com antecedência e verificar o desempenho do e-commerce quando submetido a um grande tráfego, situação que pode ser recorrente durante o período promocional da Black Friday.
2) Imagens e sites precisam ser legíveis e navegação intuitiva – Outro ponto ressaltado é a usabilidade do e-commerce.
Problemas na hora de carregar o carrinho de compras e botões de comando com defeito são alguns fatores que prejudicam a performance do site e desgastam a jornada de compra do cliente, que pode se sentir desmotivado a concluir a transação.
3) Atendimento rápido e eficiente – Os canais de atendimento como um dos fatores mais importantes para uma boa performance. Imprevistos podem acontecer na hora da compra e o cliente precisa ter à disposição um atendimento rápido e eficiente.
É importante investir no aprimoramento desses canais, sejam eles chatbots, WhatsApp ou telefone, além de disponibilizar uma equipe de plantão para eventuais necessidades. – Fonte e outras informações, acesse: (https://m3ecommerce.com/).