A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico. Segundo levantamento realizado pela Neotrust, só no ano passado, o número total de compras realizadas pela internet desde o primeiro minuto de quinta-feira (25) até às 17h da sexta chegou a 5,6 milhões, totalizando um valor de R$ 4 bilhões – um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Toda a expressividade dos números traz à tona a necessidade de uma adaptação dos lojistas na adequação de seus negócios a esse cenário promissor. É necessário ter estratégias pensadas para que esse movimento traga bons frutos que se estendam para todo o ano.
Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint – maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu – lembra que oferecer uma experiência de compras atrativa aos consumidores deve ser incorporada no dia a dia da empresa e não só pensada previamente à Black Friday:
Alguns lojistas só olham com atenção para seus negócios em período de grande movimento, esquecem de detalhes importantes que contribuirão para o sucesso no período. Reter e atrair os consumidores faz parte desse processo”, conta Schiavini.
O profissional destaca algumas dicas importantes que farão lojistas a alcançar êxito na data. Confira:
- – Teste e revise todo o seu site – Verifique se tudo está funcionando corretamente, se a sua página é responsiva para dispositivos móveis e se os produtos estão cadastrados corretamente, lembrando de destacar as políticas de trocas e devoluções.
- – Prepare-se para um alto tráfego – Normalmente, ao se aproximar da meia-noite da sexta-feira, a conexão da loja virtual ficar fora do ar ou com dificuldades para carregar produtos, devido ao aumento no número de visitas. Sendo assim, verifique a configuração no servidor e performance da sua loja on-line.
- – Tenha um atendimento preparado para o período – Mantenha sua equipe e operação preparada para oferecer aos clientes o melhor atendimento durante todo o período de compras.
- – Esteja atento ao prazo de entrega – Não coloque prazos muito curtos que você não consiga atender, pois devido ao excesso de pedidos, essa logística pode ficar comprometida. E caso o prazo não seja cumprido, pode acarretar a uma má reputação do seu negócio, afastando os consumidores, ao invés de fidelizá-los. Avise os clientes que a compra pode levar alguns dias para chegar, assim ele poderá escolher aguardar o prazo ou não.
- – Invista em tecnologias para e-commerce – A inteligência artificial torna a jornada do consumidor mais fácil e satisfatória, o que aumenta as chances de conversão.
Os usuários têm à disposição recursos facilitadores que proporcionam uma jornada segura e eficiente de ponta a ponta. – Fonte e mais informações. (https://www.smarthint.co/).