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Alta do abandono de carrinho é o vilão do varejo online

em Mais
quinta-feira, 29 de julho de 2021

Quem nunca desistiu de uma compra momentos antes de fechar um negócio? No mundo online é mais comum do que se imagina. De acordo com levantamento da consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, a taxa média de abandono de carrinho de compra no Brasil é de 61%. Em 2020, a porcentagem de desistência chegou a 71%.

Alguns problemas técnicos, como dificuldade no cadastro, são fatores que interferem diretamente na decisão de quem está prestes a concluir um negócio e, infelizmente, acabam “espantando” uma potencial venda. Considerar esses aspectos é fundamental para proporcionar uma experiência satisfatória e, assim, evitar que a confiança do cliente seja abalada. “Os consumidores online são exímios buscadores de informações. Ao surgir a necessidade, eles correm para a internet e procuram por informações comparando prós e contras de cada fornecedor.

Para que eles finalizem essa compra, levam em consideração todas as informações obtidas na jornada”, diz Natália Tukoff, diretora comercial e de Marketing da Yapay. Em primeiro lugar, é preciso evitar as “surpresas” desagradáveis. É preciso ter atenção com o equilíbrio entre valor dos produtos e do frete praticado. Uma desproporção pode assustar o cliente na hora de finalizar a compra, podendo levá-lo a desistir do negócio.

Por isso, é necessário oferecer um preço justo em relação ao frete, com opções de entregas ou apostando em presentes e buscando agregar valor ao pedido. Outro erro que precisa ser evitado é a complexidade no momento de fazer um cadastro na loja virtual. O layout precisa ser intuitivo ao localizar o produto desejado sem atritos ou confusões, b uscando sempre transmitir segurança.

Também é preciso oferecer opções de pagamento aos clientes. É preciso disponibilizar o máximo de opções, como PIX, boleto e cartões de crédito de diversas bandeiras para que o cliente se sinta confortável para escolher como prefere finalizar a compra, ampliando as chances de conversão. O lojista pode e deve utilizar a tecnologia a seu favor para contornar a situação. Os dados são as bases para as campanhas, porém, é preciso usá-los de forma coerente e inteligente, e respeitando a LGPD. Uma das opções é a aplicação de técnicas de machine learning.

Com a ferramenta é possível prever padrões e tendências, assim é possível definir quais processos podem ser modificados ou eliminados durante a compra.
“É importante entender em qual parte da compra o abandono de carrinho acontece. Por isso, a utilização de dados como fonte de informações possibilita ao empreendedor entender se o consumidor abandonou o carrinho no pagamento ou em algum outro momento. Assim, utilizar informações da base permite focar esforços em solucionar um problema específico”, acrescenta Natália.

O checkout transparente é outra opção para facilitar a venda, pois os consumidores não precisam migrar para o site do processador de pagamentos para concluir a compra. Isto evita os pontos de fuga durante a finalização da compra, além de aumentar a confiabilidade do comprador. É importante analisar as soluções especiais disponíveis no mercado que se adequem à necessidade de cada negócio. Uma destas soluções está nos intermediadores de pagamento. – Fonte e mais informações: (https://www.yapay.com.br).