O Beyond Banking é uma estratégia de negócio inovadora que vem se destacando no mercado, tratando-se de uma abordagem na qual bancos oferecem serviços que vão além dos financeiros. Pode ser entendida, ainda, como uma atitude que evita a comoditização das ofertas financeiras e possibilita que as instituições tradicionais façam frente aos neobancos.
A comoditização ocorre quando os clientes desse mercado não percebem a diferença entre as mercadorias oferecidas por sua instituição e a concorrência. Por exemplo, considere um contexto em que diversos bancos disponibilizam contas de poupança com taxas de juros e funcionalidades semelhantes.
Nessa situação, os consumidores tendem a perceber essas aplicações como muito parecidas, carecendo de características distintas que justifiquem a preferência por um banco em detrimento de outro.
Sendo assim, a estratégia possibilita diferentes ofertas de produtos bancários e não bancários, como ferramentas de educação financeira, gestão de contabilidade, seguros, investimentos, compras online, viagens e muito mais – que podem ser oferecidos por meio de uma rede de parcerias entre bancos e startups, por exemplo.
Desse modo, a instituição financeira pode ofertar recursos personalizados aos seus clientes, além dos seus, é claro, em um único lugar — por meio do seu aplicativo digital, agências ou através dos canais dos parceiros. Nesse sentido, as organizações financeiras pensam nessa estratégia, principalmente, como uma forma de fidelizar, entender os clientes e ampliar a entrega de valor para eles.
Pensando nisso, a ilegra, empresa global de design, inovação e software, elencou seis vantagens do Beyond Banking para 2024. Confira:
Melhoria na experiência do cliente: O Beyond Banking é profundamente centrado no cliente. Ele reconhece que os usuários desejam uma experiência completa e conveniente que atenda a todas as suas demandas financeiras e não financeiras em um só lugar. Portanto, a abordagem busca aprimorar uma jornada fluida, priorizando as reais necessidades e expectativas.
Grande potencial de retorno financeiro: Como mais produtos e serviços são oferecidos em um único lugar — além dos tradicionais — há um grande potencial de retorno econômico advindo desse novo ecossistema de soluções.
Possibilidade de parcerias: A estratégia se apresenta, também, como uma oportunidade para fazer parcerias e fortalecer o networking. Isso acontece porque é possível que a organização negocie com outras, visando atingir propósitos em comum, como aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente.
Aumento da competitividade no mercado: Por se tratar de um modelo de negócio inovador, que visa permitir que o cliente consiga resolver não só seus problemas financeiros, mas sim as suas necessidades em diferentes esferas em apenas um lugar, pode-se dizer, também, que colabora para o aumento da competitividade da empresa no mercado.
Oportunidade de novos negócios: Além de oferecer os serviços financeiros principais, a empresa tem a oportunidade de investir em um novo modelo de negócio que congrega ofertas personalizadas e que pode agregar valor às suas operações, bem como encurtar o alcance dos seus objetivos.
Maior conexão com o cliente: O Beyond Banking é também uma estratégia que permite a uma empresa ter maior conexão com seus clientes, já que essa abordagem foca em centralizar as principais necessidades e desejos dos consumidores em um só lugar. – Fonte e outras informações: (https://www.ilegra.com/pt).