Muitos empreendedores conhecem dias assim: perder o sono pensando em coisas da empresa, passar a manhã correndo atrás dos clientes ou de pendências, e passar a tarde quebrando a cabeça para resolver problemas. Alguns proprietários de empresas ficam se sentindo mal por não conseguirem se adaptar aos cursos existentes, mas, na verdade, são os cursos que têm a responsabilidade de se daptar para poder apoiar os empresários na difícil jornada de conduzir uma empresa no Brasil.
Se você consegue enfrentar no dia a dia os desafios que os empresários superam no Brasil, você merece cursos que entendam suas necessidades e pode ser criterioso na escolha. Nem sempre dá para se ausentar muito da empresa ou pagar um bom curso, apesar de existirem algumas opções até de pós-graduação que consideram isso (aulas uma vez na semana, à noite, e bolsas de estudos).
É possível sim ser “autodidata”. Mas quando estamos fora da sala de aula e o jogo de empreender é de verdade, arriscar gera, na melhor das hipóteses, um enorme frio na barriga e, na pior das hipóteses, consequências para seu negócio. Vai levar mais tempo para chegar a um patamar de conhecimento que só os empresários com muitos anos de experiência conseguem atingir. Através do conhecimento formal, dá para pular algumas etapas.
Contudo, valorize sua experiência, porque ela é (comprovadamente) uma das maiores fontes de conhecimento. Se você tem a garra de fazer uma empresa crescer, consegue também aprender e desenvolver novas competências, mesmo quando não está em cursos formais. Para facilitar quem não pode cursar a educação formal, o Prof. Dr. Sérgio Nunes Muritiba, coordenador do curso de Pós-graduação Gestão de Negócios para Proprietários de Empresa, elencou as dicas a seguir.
- Seja autodidata. Não precisa ler tudo que aparece na sua frente, mas tente antecipar os problemas que você vai enfrentar na sua empresa e ler coisas que o ajudem a se preparar. Recomendamos até que você comece a buscar em bases científicas, como o Google Scholar, onde você encontra, com algum treino, artigos que trazem conhecimentos testados e que você pode aplicar em sua empresa.
- Busque se conhecer melhor. Cada um tem as próprias prioridades para se desenvolver no momento, e você pode tirar um tempo para entender quais são as suas.
- Ter alguém experiente para o apoiar. Muitas empresas grandes têm conselhos de administração, que são grupos de profissionais com muita experiência que ajudam a tomar as decisões mais importantes. Mesmo que você não tenha, pode eleger um mentor para apoiá-lo na sua trilha: um ex-professor, colega empresário mais experiente, ou até um parente. O importante é ter alguém para compartilhar as experiências com você.
- Ter seu próprio grupo de empresários-colegas para trocar experiências. Algumas associações ou grupos permitem encontros periódicos para você se beneficiar da experiência dos outros.
- Programa gratuito. Por fim, se quiser conhecer um programa de desenvolvimento de empresários para você ter seu grupo de colegas para trocar experiências, o GEPRA preparou um programa gratuito aberto a empresários, empreendedores, sócios ou herdeiros que estão começando a assumir os negócios – é o Programa Elenkus (http://www.gepra.com.br/elenkus). É gratuito, dura seis meses e segue os quatro princípios acima.