89 views 4 mins

5 dicas para ajudar sua empresa a atravessar a pandemia do coronavírus

em Mais
segunda-feira, 07 de dezembro de 2020

Desde o início da pandemia, os mais variados setores vêm sofrendo mudanças e drásticas consequências, principalmente na economia. Dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego chegou em 13,3% no último trimestre encerrado em junho, o que representa 12,8 milhões de pessoas. A crise também gerou o fechamento de mais de 8,9 milhões de postos de trabalho em apenas 3 meses.

Pesquisa feita pela Anjos do Brasil indica que 64% dos investidores disseram que diminuiu sua predisposição para investir em startups por causa do coronavírus.

Pensando nisso, a Stark Bank, fintech b2b líder em open banking no Brasil, listou 5 dicas que podem ajudar as startups a se manterem e sobreviverem em meio a essa crise:

  1. – Controle seu fluxo de caixa – Em momento de recessão como o que temos atualmente, é fundamental que os responsáveis pelo financeiro das empresas saibam exatamente tudo que entra e o que sai do caixa. Com isso, será possível avaliar onde deve-se economizar, em que investir nesse momento, quais gastos cortar , como aplicar. Para isso, use e abuse das soluções e plataformas que permitem um gerenciamento completo do fluxo, gastos e recebíveis do mês.
  2. – Mude o mindset – Durante a crise, muitas oportunidades aparecem sem que ninguém perceba. Ampliando o campo de visão, é possível avaliar possíveis gaps e oportunidades de crescimento mesmo com cenário incerto. Aposte na criatividade para encontrar novas soluções para problemas que o mercado irá enfrentar quando o furacão passar. E mais, automatize seus processos internos para que você consiga ter tempo de analisar o mercado e não perder tempo com funções operacionais que a tecnologia pode facilmente resolver.
  3. – Automatize processos – Como citado na dica anterior, mesmo na crise, a automatização de processos é a chave para que o empreendedor tenha maior controle sobre todos os procedimentos da sua empresa, simplificando e facilitando a maneira como podem ser executados. Isso também diminui a dor de cabeça da equipe, que consegue encontrar dados e informações de forma mais rápida e segura. Além de deixar o processo mais eficiente e diminuir a chance de erros. Afinal, já pensou se, em momentos como a quarentena do coronavírus, o seu financeiro se transformasse num grande colapso?
  4. – Aposte em boas práticas para home office – Com toda equipe trabalhando remotamente e com esse modelo de trabalho se tornando cada vez mais comum, é importante não deixar a produtividade cair. Que tal desenvolver um guia prático focado no perfil e atividades da sua startup com dicas de engajamento para os funcionários, incentivos, inspirações e muito mais? Esse tipo de atitude parece simples mas faz toda a diferença no dia a dia dos seus colaboradores.
  5. – Ofereça desconto aos clientes – A situação não é das mais fáceis para ninguém, então que tal colocar em prática uma política de descontos por pagamento antecipado? Com isso, você motivará seus clientes a realizarem o pagamento adiantado de um produto ou serviço em troca de descontos. Além de favorecer o cliente, você beneficia também sua empresa, diminuindo a inadimplência e possibilitando um adiantamento de receita – Fonte e mais informações: (https://starkbank.com/).