Evento vai até o dia 5 de fevereiro e deve atrair mais de 230 mil pessoas de todo o Brasil e de outros países
Começa hoje (12), na cidade de Jundiaí, a 38ª Festa da Uva e a 9ª Expo Vinhos de Jundiaí. O tradicional evento, que pela primeira vez será realizado em quatro finais de semana (até 5 de fevereiro), atrai milhares de pessoas por ano, vindas de diversas partes do país, além de turistas estrangeiros. Em 2020 (em 2021 e 2022 a festa não aconteceu por causa da pandemia), a festa recebeu mais de 205 mil pessoas. A expectativa para este ano é receber um público 20% maior.
Com entrada gratuita, há uma série de atrações durante todo o evento. Além de degustar e poder comprar vinhos e espumantes de produtores locais, a programação também inclui apresentações artísticas com teatro, dança e música, o melhor da gastronomia local (como a coxinha de queijo, patrimônio imaterial da cidade), venda de produtos artesanais, workshops enogastronômicos, atividades de recreação para as crianças e a tradicional cerimônia da Pisa da Uva.
“A Festa da Uva vai muita além de ser uma opção de lazer e entretenimento, porque movimenta a economia da cidade, com a geração de postos de trabalho e aquecimento do turismo com a vinda de público de diferentes localidades do Brasil e do mundo. Retomar a festa significa valorizar a história de Jundiaí”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. Em 2020, vieram pessoas de 195 cidades de 26 estados do país, e também de 24 países (https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/).