93 views 6 mins

Lazer e Cultura 20/04/2016

em Lazer e Cultura
terça-feira, 19 de abril de 2016

Tragédia

O experimento cênico da peça Antígona enTerra

O experimento cênico da peça Antígona enTerra é baseado na obra de Sófocles. A personagem Antígona, desobedecendo a uma ordem dada por Creonte, o mais novo rei de Tebas, faz os ritos fúnebres sobre o cadáver de seu irmão morto em batalha, lançando para além de seu tempo a semente da necessidade de enterrar os mortos. O espectador é convidado a passar por uma experiência estética de caráter cênico, dirigido por Carolina Angrisani (Teatro Educadora e Atriz da Cia Teatro Documentário) fruto de uma pesquisa performativa desenvolvida pelos atores criadores do módulo IV do ETA (Estúdio de Treinamento Artístico).

Serviço: Teatro do ETA, R. Major Diogo, 547, Bela Vista, tel. 2615-6257. Domingos às 19h. Entrada franca. Até 24/04.

REFLEXÃO

PROGRAMA PARA PERDOAR:… Perdoai e sereis perdoados.” (Lucas – 6:37) Esforce-se para impedir que a ofensa se converta em mágoa. Silencie o sucesso infeliz em que se viu envolvido. Acautele-se, face aos comentários que lhe tragam os maledicentes e os levianos. Reflita, maduramente, valorizando o ensejo e retirando proveito da lição que o alcança em forma de sofrimento. Se você é inocente, exulte. Se é culpado, tranqüilize-se diante do pagamento. Não fique remoendo, mentalmente, o acontecido. Pense na hipótese de o seu agressor estar enfermo. A posição da vítima é sempre melhor. Enseje ao desafeto oportunidade para a reparação e o retorno. Se tudo estiver, aparentemente, contra você, fiscalizado por uns, perseguido por outros, mantenha inalterada sua confiança em Deus, que tudo sabe. Desgraça verdadeira é perseguir, inquietar, comprazer-se na dor alheia, envenenar-se com o azedume e a cólera. Perdoando, você estará sempre em paz, podendo auferir mais tarde as vantagens de haver sido enganado, perseguido ou ultrajado, com o espírito livre de outros débitos, de que, então, se encontrará liberado. (De “Momentos de Decisão”, de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Marco Prisco)

Dança

Passinho com Michel Quebradeira Pura.

No dia 28 o palco é da Cia de Teatro Coreográfico Artista do Corpo com a montagem Cisne, concebida e dirigida por Dinah Perry. No dia 29 entra em cena #Passinho, dirigido e coreografado em dupla por Lavínia Bizzotto e Rodrigo Vieira, que em participação de garotos de comunidades cariocas como dançarinos

Cisne é uma reflexão sobre questões íntimas do universo feminino, explora sensações e emoções para contar histórias de personagens que vivem a beleza e a fragilidade da alma da mulher. Concebido como dança teatralizada e teatro musicado, a montagem possui dramaturgia subjetiva com textos e poemas que dão unidade à obra. #Passinho foi criado a partir de pesquisas na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, e também na cidade de São Paulo. O espetáculo reverencia o estilo revelado nas batalhas de passinho para escolher o melhor dançarino dos bailes funk.

Serviço: Campo Limpo, R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, tel. 5510-2700. Quinta (28) e sexta (29) às 20h. Entrada franca.

MPB

Zizi Possi

Com mais de 30 anos de carreira, Zizi Possi remonta sua trajetória de sucesso em show com roteiro e direção de seu irmão, o premiado diretor José Possi Neto. Em formato talk-show contextualiza as composições que moldaram sua formação musical, acompanhada pelos músicos Webster Santos (guitarra e violões), Pedro Cunha (piano), Bosco Fonseca (contra-baixo) e Wlajones Carvalho (bateria). Além de seus grandes sucessos, a cantora resgata músicas que a inspiraram e fizeram parte de sua trajetória como Dio, Come Ti Amo (Domenico Modugno), Tudo passará, grande sucesso do cantor e compositor mineiro Nelson Ned (1947-2014), Noite Cheia de Estrelas (Cândido das Neves), Datemi un Martello, de Rita Pavone, I Started a Joke (Bee Gees), A Menina Dança (Galvão/ Moares Moreira), Black Bird (Lennon/McCartney) e Gracias a La Vida ( Violeta Parra ).

Serviço: Teatro Porto Seguro, Al. Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, tel. 3226-7300. Terça (26) às 21h. Ingressos: de R$ 80 a R$ 120.

Tempo Suspenso

Dando continuidade ao projeto de elaborar espetáculos, intervenções e performances que provoquem a sensibilidade e a consciência do espectador para temas de interesse no mundo contemporâneo, a Cia Artesãos do Corpo se debruça sobre o tema imigração e estreia Tempo Suspenso. O espetáculo é dividido em duas partes, a primeira, mais sensível e lenta, mostra uma movimentação dos corpos dos bailarinos fazendo um panorama dos deslocamentos e a segunda joga foco na chegada dos imigrantes em São Paulo. Com, Ederson Lopes, Fany Froberville, Leandro Antonio, Margarita Ma. Milagros, Mirtes Calheiros e Rodrigo Caffer.

Serviço: Galeria Olido, Av. São João 473, Centro, tel. 3331-8399. De quinta (28/04) a sábado (30/04) às 20h a domingo (01/05) às 19h. Entrada franca.