106 views 6 mins

Lazer e Cultura 15/09/2016

em Lazer e Cultura
quarta-feira, 14 de setembro de 2016
Cena de “Armadilhas Brasileiras”.

Estreia

Cena de “Armadilhas Brasileiras”.

O texto do espetáculo “Armadilhas Brasileiras” mostra um grupo de teatro em trabalho de ensaios finais de um espetáculo em estilo épico, cujo pano de fundo é a crise econômica mundial de 1929 e seu impacto sobre os trabalhadores rurais e portuários brasileiros, que ao final protagonizam uma revolução vitoriosa

Durante o trabalho, porém, surge entre os artistas um conflito sobre os rumos da história, com questionamentos antagônicos sobre seu conteúdo e as formas de representá-la. O acirramento deste embate leva a um “golpe cênico” que muda o tema e os estilos de representação, trazendo ao foco da discussão o próprio fazer artístico. O espetáculo tem como plataforma as obras “Café”, “O Banquete” (inacabada) e “A meditação sobre o Tietê”, todas de Mário de Andrade, combinadas com trechos livremente inspirados em obras de Bertolt Brecht, Groucho Marx, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Samuel Beckett e Vladimir Maiakovski. Com Fernanda Haucke, Fernanda Rapisarda, Flávio Pires, Guto Togniazzolo e Vera Lamy.

Serviço: Companhia do Feijão, R. Dr. Teodoro Baima 68, República, tel. 3259-9086. De sábado (24/09) a terça (27/09) e de sábado (01/10) a terça (04/10), às 20h. Entrada franca.

REFLEXÃO

LIBERTEMOS
“Disse-lhes Jesus: desatai-o e deixai-o ir”. (João, 11:44.)
É importante pensar que Jesus não apenas arrancou Lázaro à sombra do túmulo. Trazendo-o, de volta à vida, pede para que seja restituído a liberdade.
“Desatai-o e deixai-o ir” – diz o Senhor.
O companheiro redivivo deveria estar desalgemado para atender às próprias experiências.
Também nós temos, no mundo da própria alma, os que tombam na fossa da negação.
Os que nos dilaceram os ideais, os que nos arrastam à desilusão, os que zombam de nossas esperanças e os que nos lançam em abandono assemelham-se a mortos na cripta de nossas agoniadas recordações.
Lembra-los é como reavivar velhas úlceras.
Entretanto, para que nos desvencilhemos de semelhantes angústias, é imperioso retira-los do coração e devolve-los ao sol da existência.
Não basta, porém, esse gesto de libertação para nós. É imprescindível haja de nossa parte auxílio a eles, para que se desagrilhoem.
Nem condena-los, nem azedar-lhes o sentimento, mas sim exonera-los de todo compromisso, ajustando-os a si próprios.
Aqueles que libertamos de qualquer obrigação para conosco, entregando-os à bondade de Deus, mais cedo regressam à luz da compreensão.
Se alguém, assim, caiu na morte do mal, diante de ti, ajuda-o a refazer-se para o bem; entretanto, além disso, é preciso também desata-lo de qualquer constrangimento e deixa-lo ir.
Livro Palavras de Vida Eterna – F.C. Xavier.

Encontros

5 a Seco

“Policromo”, segundo álbum de carreira e primeiro gravado em estúdio do 5 a Seco consolida a união de Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni em torno de uma sonoridade baseada no encontro de suas personalidades como compositores. Para comandar este encontro de linguagens musicais, o 5 a Seco convidou Alê Siqueira – experiente produtor que já trabalhou com Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Tom Zé, Mayra Andrade e Marisa Monte, entre outros, para assinar a produção musical do álbum, ao lado de Brandileone.

Serviço: Theatro NET São Paulo ( Shopping Vila Olímpia), R. Olimpíadas, 360, Itaim Bibi, tel. 3448-5061. Sexta (16) às 21h. Ingresso: R$ 50.

Musical

Show gratuito “Brinquedos de Palavra”.

O show “Brinquedos de Palavra”, com a Trupe Pitirilo, levará ao palco diversos ritmos brasileiros e latinos, para colocar toda a família para dançar. Formada por Lili Flor, Paulo Pixu, André Perine e Paulinho Paes, a Trupe Pitirilo desfilará cumbias, rumbas, frevos e canções bem-humoradas, em que as crianças cantam e dançam poesias, histórias enroscadas, trava-línguas e parlendas. Reconhecendo o valor dos jogos linguísticos para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e imaginação, o grupo realizou uma grande pesquisa destas brincadeiras linguísticas na cultura popular brasileira e em alguns países latino-americanos como México, Argentina, Cuba e Colômbia. A ideia dos artistas é fazer do show um encontro interativo para pais e filhos brincarem com a trupe.

Serviço: Sesc Pinheiros, R. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400. Sábado (17) e domingo (18) às 16h. Entrada franca.

MPB

Rafael Cortez e a banda Pedra Letícia resgatam as músicas mais engraçadas da MPB, mapeadas entre os anos 20 e 80. Essas obras são então apresentadas em novas versões. A criação e direção é do próprio Cortez. O MDB visa devolver às gerações mais velhas as músicas que embalaram momentos significantes de suas vidas. E presentar os jovens com canções que eles não conhecem em roupagens novas, quase sempre mais populares e dançantes, tornando-se, portanto, um show ideal para toda a família.

Serviço: Teatro Fernando Torres, R. Padre Estevão Pernet, 588, Tatuapé, tel. 2227-1025. Hoje (15) às 21h30. Ingresso: R$ 30.