116 views 8 mins

Lazer e Cultura 15/07/2015

em Lazer e Cultura
terça-feira, 14 de julho de 2015

Último momento

Espetáculo ‘Why The Horse’.

Morrer atuando. Essa foi a premissa para o espetáculo “Why The Horse?”, estrelado e dirigido por Maria Alice Vergueiro, conhecida como a vovó do vídeo viral “Tapa na Pantera”

Aos 80 anos, Maria Alice continua se desafiando e buscando o novo em seu trabalho. Instigada pelo tema da morte, a atriz e diretora convocou seus parceiros, do Grupo Pândega, para a criação de um espetáculo-happening em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento. A construção do texto parte de um intenso trabalho de improvisações e da relação dos integrantes com Maria Alice, bem como dos sentimentos suscitados em cada um pelo tema da morte em geral e, particularmente, pela morte da atriz. As improvisações geraram repertório embasado em elementos do imaginário grotesco. Com Alexandre Magno, Carolina Splendore, Luciano Chirolli, Maria Alice Vergueiro e Robson Catalunha.

Serviço: Teatro Cacilda Becker, R. Tito, 295, Vila Romana, tel. 3864-4513. Sexta (17) e sábado (18) às 19h e domingo (19) às 21h. Entrada franca.

REFLEXÃO

Conversão

“E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” — JESUS. (Lucas, 22:32)
Não é fácil a conversão do homem, quanto afirmam os portadores de convicções apressadas.
Muitos dizem “eu creio”, mas poucos podem declarar “estou transformado”.
As palavras do Mestre a Simão Pedro são muito simbólicas. Jesus proferiu-as , na véspera do Calvário, na hora grave da última reunião com os discípulos. Recomendava ao pescador de Cafarnaum confirmasse os irmãos na fé, quando se convertesse.
Acresce notar que Pedro sempre foi o seu mais ativo companheiro de apostolado. O Mestre preferia sempre a sua casa singela para exercer o divino ministério do amor. Durante três anos sucessivos, Simão presenciou acontecimentos assombrosos. Viu leprosos limpos, cegos que voltavam a ver, loucos que recuperavam a razão; deslumbrara-se com a visão do Messias transfigurado no Tabor, assistira à saída de Lázaro da escuridão do sepulcro, e, no entanto, ainda não estava convertido.
Seriam necessários os trabalhos imensos de Jerusalém, os sacrifícios pessoais, as lutas enormes consigo mesmo, para que pudesse converter-se ao Evangelho e dar testemunho do Cristo aos seus irmãos.
Não será por se maravilhar tua alma, ante as revelações espirituais, que estarás convertido e transformado para Jesus. Simão Pedro presenciou essas revelações com o próprio Messias e custou muito a obter títulos. Trabalhemos, portanto, por nos convertermos. Somente nessas condições, estaremos habilitados para o testemunho.
(De “Caminho, Verdade e Vida”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel).

Trajetória

Arnaldo Antunes se lança no mundo das artes com exposição no Centro Cultural Correios.

Arnaldo Antunes se lança no mundo das artes com a mostra “Palavra em Movimento”. A exposição reúne caligrafias, colagens, áudios e vídeos de trabalhos realizados pelo cantor Arnaldo Antunes nos últimos 30 anos. Com obras e processo criativo marcados pelo vanguardismo, a mostra propõe uma síntese dessa trajetória eclética, enfatizando a produção de Antunes no circuito das artes visuais contemporâneas em meios técnicos diversos, trabalhando a palavra irrompida em suas dimensões verbais, sonoras e visuais. O recorte cronológico da exposição evidencia um percurso no qual a poesia ultrapassa seus limites para se manifestar na letra de uma música, em placas de rua, em objetos comuns, em imagens com movimento ou até mesmo no tradicional papel, emoldurado e pendurado nas paredes da exposição. Na exposição, encontram-se instalações e objetos poéticos, além de adesivos e cartazes, todos de autoria do artista.

Serviço: Centro Cultural Correios, Av. São João, s/n, Centro. De terça a domingo das 11h às 17h. Entrada franca. Até 30/08.

Cover

Com o timbre grave, e grande semelhança de Dimas Borba com a de Renato Russo, a banda O Livro dos Dias conquistou e vem conquistando diversos fãs, com apresentações em diversas cidades do Brasil. A similaridade da banda cover com a Legião Urbana faz das apresentações do show Tributo a Legião Urbana um passeio nostálgico.

Local: Teatro UMC, Av. Imperatriz Leopoldina, 550, Vila Leopoldina, tel. 2574-7749. Quintas e sextas, às 21h. Ingresso: R$ 20. Até 30/07.

Instalação

Obra da exposição exposição A Viagem Exterior, O Caminho Interior ou Vice-Versa, Angella Conte.

A exposição A Viagem Exterior, O Caminho Interior ou Vice-Versa, Angella Conte contará com vídeos de diferentes períodos da produção da artista apresentados de forma inédita. O agrupamento desses trabalhos se deu a partir do diálogo entre a artista e o pesquisador. Tais trabalhos apresentam questões recorrentes na produção de Angella Conte como reflexões acerca da noção de paisagem, o corpo como dispositivo e sua relação com o espaço assim como questões sócio-políticas e econômicas. O projeto expográfico foi desenvolvido com o propósito que a sala ocupada pela artista fosse pensada como uma instalação.

Serviço: Centro Cultural S. Paulo, R. Vergueiro, 1000, Paraíso, tel. 3397-4002. De terça a sexta das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. Entrada franca. Até 23/08.

Férias

A Bruxinha + Oficina de Construção de Bonecos é baseado na obra da autora e ilustradora Eva Furnari, esta montagem de 1991 foi o primeiro trabalho da Truks. Na história, enquanto apresenta um show de mágicas, uma bruxinha é interrompida por um monstro desajeitado que quer testar a varinha dela. A partir de simples objetos do cotidiano, surgem divertidas e inusitadas criaturas animadas. Após a sessão, o grupo apresentará a obra da escritora e ilustradora Eva Furnari e promoverá uma brincadeira para pais e filhos: a construção de histórias com tirinhas da autora. Serão copiados e plastificados quadrinhos e jogados aleatoriamente em uma roda. Pais e filhos usarão as imagens para construir narrativas, posteriormente contadas a todos. Também haverá oficina de construção de bonecos com jornais e sucatas.

Serviço: Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé, tel. 2295-3447. Sábados às 10h. Entrada franca. Até 25/07.