501 views 4 mins

Ilha da Madeira se prepara para receber turistas no Réveillon

em Lazer e Cultura
sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Região autônoma de Portugal, a Ilha da Madeira,é um destino encantador para ser visitado o ano todo. E a partir de dezembro, o destino se prepara para receber turistas do mundo todo com decoração, luzes e uma agenda cheia de comemorações. Unindo as tradições da ilha portuguesa aos costumes religiosos, o resultado são várias semanas de festas inesquecíveis e ideais para receber o Ano Novo.

Imagem: MADEIRA_Jaspe_canva

A programação das festas de Natal e Réveillon na Madeira contará com um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas de 1º de dezembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023. O pontapé inicial dos festejos é a inauguração das iluminações decorativas nas ruas do Funchal no começo de dezembro.

E o auge das festas é o famoso espetáculo de fogos de artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo. Neste período de festas, Funchal enche-se de luz, cor e melodia. A Placa Central da Avenida Arriaga terá atrações diárias com bandas filarmônicas, grupos de folclore e concertos.

Espetáculos de luz se espalham por toda a cidade e trazem ainda mais alegria e emoção a esta época e um Presépio de Natal, com as doze figuras tradicionais dos festejos natalinos, servirá de cenário para representação do nascimento do menino Jesus.

Imagem: Ilha_Madeira_karis48_CANVA

À meia-noite do dia 31 de dezembro haverá um show pirotécnico grandioso com a queima de fogos de artifício, com efeitos que combinam design moderno e efeitos nunca vistos na passagem de ano na região. O espetáculo terá duração de oito minutos e será distribuído em 59 postos localizados no Anfiteatro do Funchal.

Mercadinho de Natal – Composto por várias casinhas com decoração natalina, o evento é o local perfeito para o visitante encontrar os mais diversos produtos regionais como a gastronomia caraterística da época, as plantas, as frutas, o vinho Madeira, o mel de cana e seus derivados.

O mercadinho de Natal fica na Avenida Arriaga, mesmo local onde se encontra o Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional, um espaço para ver e adquirir bordado e artesanato regional, além de degustar iguarias de Natal com vinho Madeira.

Aldeia Etnográfica – Instalada no Largo da Restauração, a Aldeia Etnográfica representa ao vivo várias tradições, artesanato, gastronomia, folclore e dois presépios tradicionais, promovendo a cultura madeirense.

Imagem: FUNCHAL_MADEIRA_DaLiu_CANVA

Cantar dos Reis – Este concerto aberto ao público comemora a chegada dos Reis Magos e o encerramento dos festejos. Na ocasião, a tradição madeirense do Bolo-Rei é reavivada. Diz a tradição que o bolo contém em seu interior uma fava e um brinde.

Quem receber a fatia com a fava terá que comprar o bolo no ano seguinte e quem receber a fatia com o brinde, comprará as bebidas. O Cantar dos Reis acontecerá no auditório do Jardim Municipal, dia 5 de janeiro de 2023, às 21 horas. – Fonte e mais informações, acesse: (www.madeiraallyear.com).