83 views 11 mins

Geral 24 a 28/12/2015

em Geral
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sabesp vai prorrogar bônus para quem economizar água

Aqueles que obtiveram o bônus ao longo do programa continuarão com o benefício se continuarem economizando.

A Sabesp anunciou que vai prorrogar o programa de bônus e ônus implantado no estado para estimular o consumo racional de água

A empresa encaminhou a solicitação para a Agência Reguladora de Saneamento e Energia (Arcesp). A ideia é ampliar o programa por mais um ano, mas a Sabesp tem expectativa de poder finalizar antes, caso haja normalidade hidrológica. A informação sobre a nova meta virá na conta de consumo de água de janeiro.
“Estamos prorrogando para mostrar que apesar de caminharmos para a normalidade o esforço não pode ser perdido. Queremos que o exemplo que a natureza nos deu sirva de motivação para continuarmos usando a água de maneira eficiente. A população já percebeu que a água é um tema importante e tem que ser aplicada com um uso racional”, disse secretário de Recursos Hídricos do estado, Benedito Braga.
As metas estabelecidas para a redução de consumo foram atualizadas. Aqueles que obtiveram o bônus ao longo do programa continuarão com o benefício se continuarem economizando, mas aqueles que ficaram no limite terão que fazer um esforço extra. “Calculamos essas novas metas usando a média de redução de consumo dos últimos 12 meses (outubro de 2014 a setembro de 2015) que é 22%. A partir desse percentual, vamos calcular cada meta individual e consumo de referência e multiplicar por 0,78% (o que falta para 100%). O resultado será a nova meta de consumo de cada um.”
O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, ressaltou que a medida não tem função arrecadatória e sim a intenção de que as pessoas continuem mudando o comportamento. “Alguns ainda têm possibilidade de melhorar e terão esse estimulo extra. Essa medida tem data para terminar mesmo que voltaremos à normalidade não se pode pular direto para um comportamento normal. Estamos fazendo uma transição”.
As previsões são de que os reservatórios do estado saiam da reserva técnica até o final do ano caso as chuvas continuem. “Ao todo temos hoje 36% do estoque máximo em todas as reservas. No Cantareira temos 266 milhões de metros cúbicos, sendo que a capacidade total é 982 milhões, o que nos remete a 27% da capacidade. Contando com a reserva técnica temos hoje 21% da capacidade armazenada” (ABr).

El Niño: aumento de preços de alimentos e redução nas tarifas

Fenômeno climático se caracteriza pelo aquecimento da temperatura das águas superficiais da costa do Oceano Pacífico.

O fenômeno climático El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento da temperatura das águas superficiais da costa do Oceano Pacífico, deve levar ao aumento dos preços de alimentos in natura, com desdobramentos sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A avaliação consta do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pelo Banco Central (BC).
O El Niño gera seca ou excesso de chuva nos trópicos e zonas subtropicais. No Brasil, o fenômeno é associado ao aumento das chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “O fenômeno causa alterações no padrão de chuva das distintas regiões, exercendo impacto sobre a inflação, seja pelo aumento de custos na produção de alimentos, seja pela redução nas tarifas de energia elétrica em cenário de aumento do nível dos reservatórios”, diz o relatório.
Segundo o BC, o impacto do El Niño nos alimentos in natura deverá ser mais acentuado no início de 2016. O BC estima que o impacto do aumento desses alimentos para a variação do IPCA em 2016 alcance 0,19 ponto percentual no primeiro trimestre, recuando para 0,13 ponto percentual até o fim do ano.
No caso das tarifas de energia, a eventual troca de bandeira vermelha para amarela reduzirá a inflação em 0,18 ponto percentual. Se houver troca de bandeira de vermelha para verde, a redução na inflação será de 0,36 ponto percentual.
Ao unir os dois efeitos sobre o IPCA – preços de alimentos in natura e da energia – o resultado tende a ser neutro, mas, dependendo da evolução das tarifas de energia elétrica, pode ser favorável à trajetória da inflação em 2016 (ABr).

Atendimento psicológico gratuito a aeronautas

Clarissa Garotinho: problemas psicológicossão o quarto maior fator responsável por acidentes aéreos.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou proposta que obriga as companhias aéreas a oferecer atendimento psicológico gratuito e periódico aos pilotos, copilotos e demais profissionais que trabalhem em voos domésticos. Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), ao projeto do deputado Bruno Covas (PSDB-SP).
O substitutivo permite que as empresas aéreas ofereçam a assistência psicológica, de maneira gratuita, também por meio de planos ou convênios de saúde. O texto original não explicitava essa possibilidade. Clarissa destacou que, no período entre 2003 e 2012, a aviação civil totalizou 1.026 acidentes, com perda de 299 aeronaves e 983 vidas em 250 acidentes fatais. Segundo esses números, os aspectos psicológicos da tripulação são o quarto maior fator responsável por acidentes aéreos: causam 37,7% das ocorrências.
Pelo texto aprovado, em caso de inaptidão do funcionário, o psicólogo deverá notificar o caso à companhia aérea, resguardado o sigilo profissional. A empresa empregadora, por sua vez, terá de informar o afastamento à autoridade da aviação civil para fins de suspensão e/ou revalidação do certificado médico aeronáutico do tripulante. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça (Ag.Câmara).

Vacina contra dengue é aprovada nas Filipinas

As Filipinas são o segundo país do mundo a aprovar a vacina contra a dengue.

A Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi, anunciou que as Filipinas concederam a autorização de comercialização para sua vacina contra dengue, tornando-se a primeira vacina para prevenção da dengue licenciada na Ásia. A Agência de Administração de Medicamentos e Alimentos das Filipinas concedeu o registro da vacina tetravalente contra a dengue para a prevenção da doença causada por todos os quatro tipos de dengue em indivíduos de 9 a 45 anos de idade que vivem em áreas endêmicas.
O registro na Ásia da primeira vacina contra a dengue, que responde por 70% do ônus global da doença, é um marco importante para a prevenção da dengue e para a saúde pública”, comentou Olivier Charmeil, Presidente e CEO da Sanofi Pasteur. “O registro da vacina contra dengue nas Filipinas, logo após o primeiro registro no México, evidencia ainda mais o compromisso da Sanofi Pasteur com a introdução desta nova e inovadora vacina primeiramente nos países onde a dengue representa uma ameaça importante à saúde pública”.
Globalmente, o impacto da dengue na Ásia tem sido o maior, com cerca de 67 milhões de pessoas que contraem a doença anualmente. Sendo uma doença urbana, a dengue ataca as populações da Ásia na forma de surtos imprevisíveis, capazes de paralisar os sistemas de saúde, impactando negativamente as atividades sociais e econômicas. Os países da Ásia gastam com a doença endêmica cerca de US$ 6,5 bilhões por ano em custos médicos diretos e indiretos devidos à dengue (Sanofi).

Após 32 anos, mafioso que matou promotor é preso na Itália

Um dos suspeitos de matar Bruno Caccia, ex-promotor chefe de Turim que foi assinado em 1983, foi detido pela polícia italiana na última terça-feira (22). O homem foi identificado como Rocco Schirripa, um padeiro de 62 anos originário da Calábria que trabalha na periferia de Turim. “Investigadores comprovaram que os calabreses ordenaram e concretizaram o assassinato”, explicou a promotora anti-máfia de Milão, Ilda Boccassini, que coordenou a ação.
Ele foi encontrado após investigadores enviarem uma carta anônima a Domenico Belfiore, um ex-líder da máfia calabresa Ndrangheta no Piemonte que foi condenado a prisão perpétua pelo caso. Autoridades queriam ver sua reação ao receber um xerox da notícia do assassinato que continha o nome de Schirripa escrito a mão no verso. Caccia foi morto na noite de 26 de junho de 1983, quando passeava com seu cachorro por Turim. Ele foi alvo de 14 tiros. Na época, ele investigava uma série de sequestros realizados pela máfia calabresa na região. O caso comoveu a Itália (ANSA).