223 views 6 mins

Geral 18/04/2019

em Geral
quarta-feira, 17 de abril de 2019
Time-- temporario

‘Time’ põe Bolsonaro entre os 100 mais influentes do mundo

O presidente Jair Bolsonaro foi incluído pela revista americana Time em sua lista das “100 pessoas mais influentes do mundo”.

Time-- temporario

Presidente Jair Bolsonaro entre os “100 mais influentes”. Foto: Adriano Machado/Reuters

O mandatário aparece na categoria “líderes”, que também conta com o papa Francisco, o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da China, Xi Jinping, e da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, entre outros.

“Jair Bolsonaro é um personagem complexo. Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma brusca ruptura com uma década de corrupção em alto nível e a melhor chance do Brasil em uma geração de implantar reformas econômicas que controlem a dívida crescente”, diz o texto da Time, assinado pelo cientista político Ian Bremmer.

“O ex-oficial do Exército também é um garoto propaganda da masculinidade tóxica, um ultraconservador homofóbico que pretende travar uma guerra cultural e, talvez, reverter os progressos do Brasil no combate às mudanças climáticas”, acrescenta.

Segundo Bremmer, o país permanece sendo uma “democracia dinâmica” e com “instituições robustas” que “limitarão tanto o mal quanto o bem” que Bolsonaro possa fazer. “Se ele quiser conquistar alguma coisa, terá de aprender a trabalhar dentro do sistema. […] O tempo dirá se ele tem a flexibilidade e resiliência de caráter de que precisará”, diz o cientista político.

Além de Bolsonaro, outro expoente da extrema direita citado na lista da Time é o ministro do Interior e vice-premier Matteo Salvini, figura mais poderosa do atual governo da Itália. O texto sobre ele é assinado pelo ex-estrategista-chefe da Casa Branca Steve Bannon, guru de ultranacionalistas mundo afora. Segundo o americano, Salvini “resgatou o orgulho nacional” italiano.

“De origem humilde, Salvini é hoje o político mais falado da Europa – e no fim de maio, após as eleições parlamentares europeias, pode se tornar o mais poderoso”, diz Bannon. Outros italianos citados pela Time são o chef Massimo Bottura e o estilista Pierpaolo Piccioli (ANSA).

Casos de sarampo têm aumento de 300% no mundo

Casos temporario

Foram registrados mais de 112 mil casos de sarampo em 170 países nos três primeiros meses de 2019. Foto: OMS/Opas

Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o número de casos de sarampo no mundo aumentou cerca de 300% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. Dados preliminares divulgados pela OMS indicam que foram registrados mais de 112 mil casos de sarampo em 170 países nos três primeiros meses de 2019.

A entidade informou que os recentes surtos da doença causaram muitas mortes, principalmente de crianças. Os casos de sarampo na África aumentaram em aproximadamente 700%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Na Europa, o crescimento foi de 300%, apesar do uso de vacinas na região ser mais difundido.

Segundo a OMS, o sarampo é quase totalmente evitável por meio de duas doses de uma vacina segura e eficaz. Mas a organização afirmou que somente 67% da população mundial tomaram a segunda dose. A OMS aconselha que as pessoas tomem as duas doses da vacina. A organização também pede que os países garantam que todas as crianças sejam vacinadas, uma vez que o sarampo pode afetá-las mais duramente.

Provas do Enade são marcadas para 24 de novembro

Agência Brasil

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano serão aplicadas no dia 24 de novembro. Nesta edição, serão avaliados 29 cursos entre bacharelado e tecnológicos. A portaria que define a data e os cursos a serem avaliados está publicada na edição de ontem (17) do Diário Oficial da União.

O Enade avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos estudados. O exame é obrigatório para os estudantes selecionados e é condição indispensável para a emissão do histórico escolar. As inscrições para a prova são feitas pelas instituições de ensino superior.

Serão avaliados os estudantes dos cursos de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia de controle e automação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.